one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As novas eleições presidenciais devem ser marcadas para 30 dias após o empossamento de Maduro como presidente interino.

Imagem:

Compartilhar:

Unasul: Conselho Diretor do Banco do Sul será instalado dia 3

Criado em 28/05/13 09h08 e atualizado em 28/05/13 09h33
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ressaltou que o Bando do Sul surgiu como uma proposta que corresponde aos esforços da Unasul para uma “nova economia” (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Brasília - O Conselho Diretor do Banco do Sul, que representa a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), será instalado na segunda-feira (3), em Caracas, capital venezuelana, onde funcionará a sede da instituição. A entidade deverá ter um fundo de cerca de US$ 20 milhões, oriundo de repasses dos 12 países que fazem parte do bloco. A Unasul é formada pelos seguintes países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e  Suriname. Participam como observadores o Panamá e o México.

O objetivo de criar o banco é promover o desenvolvimento e o crescimento econômico, assim como o estímulo às obras de infraestrutura. A sede será em Caracas, mas haverá escritórios em Buenos Aires, na Argentina, e La Paz, na Bolívia.

Leia também:

Suriname assumirá presidência temporária da Unasul em agosto

Unasul quer integrar órgãos de informação e comunicação

Presidente eleito do Paraguai quer fim da suspensão do Mercosul e da Unasul

Idealizado pelo então presidente da Venezuela Hugo Chávez, que morreu em março, o Banco do Sul pretende ser uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial. As contribuições para o fundo deverão ser por igual, para que nenhum integrante tenha maioria.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ressaltou que o Bando do Sul surgiu como uma proposta que corresponde aos esforços da Unasul para uma “nova economia”. Maduro confirmou a instalação do conselho diretor durante a Conferência da Unasul sobre Recursos Naturais para o Desenvolvimento Integral da Região.

O ministro das Relações Exteriores, Ricardo Patiño, disse que a criação do banco é uma ferramenta importante da unidade e da consolidação de ação conjunta. A ata sobre a função da instituição foi definida em 9 de dezembro de 2007, na Argentina. Representantes da Bolívia, do Equador, Uruguai, da Venezuela, do Brasil e do Paraguai assinaram o documento.

O texto foi adaptado durante o Convênio Constitutivo do Banco do Sul em 26 de setembro de 2009, na Ilha Margarita, na Cúpula da América do Sul e África.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário