one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O vice-presidente Joe Biden chega ao Brasil nesta segunda

Imagem:

Compartilhar:

Vice-presidente dos EUA chega ao Brasil nesta segunda

Criado em 25/05/13 14h41 e atualizado em 25/05/13 15h15
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Joe Biden
O vice-presidente Joe Biden também vai se reunir com empresários (Governo EUA/Wikimedia Commons)

Brasília – O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 70 anos, considerado uma das personalidades mais importantes do governo norte-americano, desembarca no Brasil na próxima segunda-feira (27) para uma visita de quatro dias. Ele irá a Brasília, ao Rio e São Paulo de 28 a 31. Biden vai visitar uma comunidade pacificada no Rio de Janeiro, conversar com a presidenta Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer, além de ministros e empresários.

Em discussão, a primeira visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, os programas sociais brasileiros, os projetos de desenvolvimento nas áreas de energia, ciência e tecnologia. Mas também é a demonstração da relevância para os norte-americanos do Brasil no cenário internacional, segundo a interpretação do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes.

“É o reconhecimento do Brasil e o aprofundamento das relações com os Estados Unidos. O vice-presidente Biden irá a alguns países da América Latina. Mas o Brasil será o único na América do Sul, isso demonstra a atenção dos Estados Unidos ao país”, ressaltou à Agência Brasil o embaixador.

Ao lado do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, Biden é responsável também por várias negociações internacionais. Ele foi várias vezes a Israel para conversar sobre a relação com os palestinos e à Europa em meio ao agravamento causado pela crise econômica internacional. Nas  reuniões com líderes estrangeiros, ele costuma defender medidas comuns de combate ao tráfico de drogas e de aproximação com a África.

Na passagem pelo Brasil, Biden irá ao Rio de Janeiro onde visita uma comunidade pacificada.  A ideia é que ele visite o Morro Santa Marta, na zona sul, onde foi instalada a primeira Unidade da Polícia Pacificadora (UPP), há quatro anos e meio.  Em São Paulo, ele tem reuniões com empresários, principalmente, do setor de energia.

No último dia (31), o vice-presidente tem reuniões com Dilma, Temer e vários ministros, como Antonio Patriota (Relações Exteriores). Biden desembarca em Brasília pouco mais de duas semanas após o chanceler brasileiro ter ido a Washington conversar com Kerry sobre a primeira visita de Estado de Dilma aos Estados Unidos, em outubro, em data ainda não definida.

Para os norte-americanos, a visita de Estado ocorre quando há uma relação de parceria estratégica. A Casa Brasil informou que Biden frequentemente faz viagens ao exterior, pois já foi várias vezes à Europa, países do Oriente Médico, além da África. Na América Latina, ele conhece México, Honduras e Chile, entre outros.
 

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário