one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Henrique Capriles participa de comício

Imagem:

Compartilhar:

Visita de Capriles à Colômbia provoca reações do governo venezuelano

Criado em 29/05/13 23h15 e atualizado em 29/05/13 23h36
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte:EBC

Bogotá – A visita que o líder da oposição venezuelana e governador de Miranda, Henrique Capriles, fez hoje (29) ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, provocou críticas do governo venezuelano. O chanceler Elías Jaua disse que o fato de o presidente ter recebido a Capriles pode atrapalhar as boas relações entre os dois países e influenciar, inclusive, a participação da Venezuela no processo de paz colombiano.

“Dolorosamente [o encontro de Capriles e Santos] nos levará a um descarrilhamento das boas relações com a Colômbia”, disse o chanceler à TV pública venezuelana, acrescentando que revisará a participação da Venezuela no processo de paz colombiano.

A Venezuela atua como país observador no processo de paz iniciado entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Com a cabeça fria vamos avaliar nossa continuidade no processo de paz na Colômbia”, disse Jaua”. Segundo ele, o delegado do governo venezuelano poderia ser retirado da mesa de diálogos em Cuba, porque, “de Bogotá, conspiram contra a paz da Venezuela”.

Henrique Capriles, derrotado por Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de abril, visitou Santos e o Congresso colombiano durante o dia de hoje. O presidente da Colômbia o recebeu, sem dar declarações após o encontro. Em entrevistas a canais de TV locais, Capriles pediu que a Colômbia “não deixe a Venezuela sozinha”.

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Diosdado Cabello, também questionou o encontro entre Santos e Capriles por meio de sua conta no Twitter. “Tanto que nosso comandante eterno disse a Santos que evitasse descarrilhar o trem das boas relações, e agora Santos coloca essa bomba”, escreveu.

O líder da oposição na Venezuela disse que falou com Santos sobre a auditoria dos resultados eleitorais venezuelano e pediu apoio da Unasul, para que a votação seja revisada. À noite, Capriles, se reuniu com Óscar Iván Zuluaga, pré-candidato à Presidência da Colômbia que tem o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe.

Recentemente, Nicolás Maduro acusou Uribe de conspirar contra a Venezuela. O ex-presidente colombiano reagiu e pediu a intervenção de Santos, que por sua vez respondeu diplomaticamente, falando que para defender ex-presidentes, existem canais diplomáticos. A situação foi resolvida entre a Chancelaria colombiana e a Embaixada da Venezuela em Bogotá.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário