one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Complexo Industrial de Kaesong

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcam para amanhã reunião prévia em busca de acordo

Criado em 08/06/13 13h15 e atualizado em 08/06/13 13h38
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Complexo Industrial de Kaesong
Complexo Industrial de Kaesong (Mark Scott Johnson / Creative Commons)

Brasília – Os governos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul concordaram hoje (7) em fazer uma reunião prévia amanhã (9), na região de Panmunjom, na fronteira entre os dois países. A conversa ocorre três dias antes da reunião marcada para quarta-feira (12) em busca do fim do impasse e do clima de tensão na Península Coreana. No encontro, também deve ser analisada a reabertura do complexo industrial de Kaesong.

Cada uma das duas Coreias enviará três delegados a Panmunjom para as negociações em nível ministerial no dia 12, em Seul.  O Comitê para a Reconciliação Pacífica da Coreia do Norte informou, em comunicado, que são necessários contatos prévios para definir alguns temas.

As autoridades das Coreias do Sul e do Norte marcaram para quarta-feira a reunião destinada a buscar uma solução pacífica para o fim do impasse envolvendo o complexo industrial de Kaesong e o encontro de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953. A proposta da reunião foi apresentada pelo ministro da Unificação sul-coreano, Ryoo Kihl-jae.

As últimas reuniões com o mesmo propósito foram organizados pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em 2010. A iniciativa desta vez ocorre em meio à tensão provocada pela ameaça norte-coreana de deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário