one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Na praça Taksim, em Istambul, manifestantes foram atingidos por latas de gás lacrimogênio produzidos no brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Centrais sindicais convocam dia de paralisações na Turquia

Criado em 05/06/13 08h50 e atualizado em 05/06/13 09h02
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – O clima de tensão na Turquia permanece no país, com a pressão dos manifestantes para que o governo demita os chefes da polícia de Ancara, a capital, de Istambul, Tunceli e Hatay, nas quais houve protestos e embates. O apelo foi feito ao vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinç. Desde o último dia 31, há protestos violentos no país em decorrência de divergências entre os manifestantes e as políticas adotadas pelo governo. O dia hoje (5) será marcado por uma greve geral.

Na madrugada, houve conflitos entre manifestantes e policiais em Ancara, Istambul, Tunceli e Hatay. Nos confrontos com a polícia, os agentes de segurança usaram gás lacrimogêneo e bombas de água contra os manifestantes. Centrais sindicais convocaram para hoje (5) um dia de paralisações. Os manifestantes querem a renúncia do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

A greve foi convocada pelas confederações dos Sindicatos dos Trabalhadores Públicos (Kesk) e dos Sindicatos Revolucionários de Trabalhadores (Disk), pela Ordem dos Médicos da Turquia (TTB) e pela União das Ordens de Engenheiros e Arquitetos (Tmmob).

Em declaração conjunta, as entidades defendem a preservação do Parque Gezi, em Istambul, onde começaram os protestos devido à retirada forçada de pessoas que estavam no local, e a construção de um centro comercial na região. Os manifestantes também querem a suspensão do uso de gás pimenta, a investigação e atuação sobre os responsáveis pelas repressões mais violentas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário