one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pescador

Imagem:

Compartilhar:

Crise e envelhecimento fazem com que seniores tenham que ajudar gerações mais novas

Criado em 23/06/13 16h30 e atualizado em 23/06/13 16h57
Por Gilberto Costa Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Pescador
Portugueses com mais de 65 anos continuam trabalhando para ajudar família (S / Creative Commons)

Lisboa – A população de Portugal está diminuindo de tamanho. Dado divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revela que nos dois últimos anos a população diminuiu em mais de 85 mil pessoas. Há mais de uma explicação para o fato. Do ponto de vista econômico, a recessão iniciada em 2011 levou os antigos imigrantes a voltarem para o país de origem e os próprios portugueses procurarem outro lugar para viver, inclusive o Brasil.

Além da migração, outra razão para a diminuição da população é o envelhecimento resultante do pequeno número de filhos gerados pelas famílias.

O aumento da idade da população lusitana traz consequências imediatas e futuras para a economia, como explica Manuel Vilaverde Cabral, diretor do Instituto do Envelhecimento da Universidade de Lisboa 2. Os mais velhos no mercado de trabalho resistem à inovação. Porém, os idosos (ou seniores, como ele prefere definir) poupam mais dinheiro, necessário para haver investimento, e neste momento de desemprego da população em idade ativa, quase um milhão de pessoas, os avós têm sido extremante importantes para amparar netos e filhos sem trabalho, segundo explica na entrevista a seguir.

Agência Brasil - Que efeitos o envelhecimento da população de Portugal acarreta para a economia?
Há uma grande preocupação com o déficit público em Portugal. O envelhecimento é um fator que já afeta as contas públicas por causa dos gastos sociais? No futuro, haverá mais impacto?

Manuel Cabral - Os efeitos do envelhecimento na economia são múltiplos e contraditórios. Por um lado, há um mercado sênior que - à parte a crise atual - se considera em expansão, que inclui os mercados da saúde. Em contrapartida, as pessoas mais velhas, com o acentuar da idade, constituem um 'peso' ao nível das reformas e pensões: a média de idade dos reformados portugueses é de cerca de 62 anos; tem diminuído nos dois ou três últimos anos, contrariamente ao que deveria acontecer, mas ainda é das médias mais altas na Europa e representam qualquer coisa como 30% dos eleitores em Portugal. São também clientes e ou utentes [usuários] intensivos dos cuidados de saúde e de apoio social. Em compensação, têm menos dívidas e fazem mais poupanças. Neste momento, estão seguramente contribuindo fortemente para aguentar as gerações mais novas - filhos e netos sem emprego, etc. Em compensação, os pensionistas e reformados são, enquanto grupo, quem têm sofrido mais cortes nos seus rendimentos. É muito difícil fazer um balanço das perdas e ganhos. Há contudo dois efeitos quase certos ao nível do mercado de trabalho. Por um lado, este tem diminuído com o envelhecimento mas sobretudo com o desemprego; por outro lado, o envelhecimento da força de trabalho não é favorável à inovação. É de prever que a continuação da crise agrave todos estes fenômenos e que agudize os conflitos intergeracionais sistêmicos, não os intrafamiliares, embora também haja sinais neste sentido, nomeadamente velhos abandonados, etc.

ABr - Ter muitos idosos agrava os efeitos da crise? Já é demonstrável que a crise piorou as condições de vida das pessoas idosas? As discussões sobre o Estado de bem-estar social estão considerando devidamente o envelhecimento da população?

MC - Não creio que existam elementos conclusivos sobre a distribuição dos efeitos da crise, até porque a chamada equidade de rendimentos tem aumentado (salvo os desempregados), pois os cortes de ordenados e pensões têm sido maiores para quem ganha mais e, abaixo de determinadas quantias - tipo 500 a mil euros -, não tem havido cortes. [Isso] Depende também dos impostos e da forma como afetam os diferentes grupos sociais e etários. De uma forma geral, os estudos deste gênero em Portugal não são muito confiáveis, pois há muita ocultação nos extremos, bem como economia subterrânea e autoconsumo. Não tem havido até agora discussões fundamentadas teórica e empiricamente sobre o chamado 'Estado Social'. Por exemplo, na verdade a educação não pertence ao welfare state. Em Portugal, o que conta é a saúde e a segurança social, e é isso que é necessário estudar. Por outro lado, não há organizações de usuários dos serviços nem dos reformados, portanto é difícil dizer. A grande incógnita é a forma como o desemprego funciona do ponto de vista econômico versus ajudas familiares e emigração. A médio prazo é inevitável que as pessoas mais velhas e os desempregados com credenciais educativas mais fracas vejam piorar não só a sua situação absoluta, que já é pior para quase toda a gente, mas também relativa.

ABr - No comércio em Lisboa há muitos idosos trabalhando. Isso é comum? A razão que prevalece para isso é a necessidade de renda das famílias ou a ausência de jovens para repor essa força de trabalho e se ocupar dessas atividades?

MC - Sim, as pessoas trabalham mais tempo do que na média da Europa. Há duas explicações, uma parte, seguramente menor, porque ganha bem e gosta do que faz; outra parte, em diminuição creio, porque precisa continuar a trabalhar sob pena de perder muito do seu rendimento, apesar de o emprego ser penoso e desinteressante.

ABr - Há relação entre o abandono de imóveis na cidade e o envelhecimento da população?

MC - Há com certeza, pois a população das duas únicas grandes cidades que há em Portugal (Lisboa e Porto – as cidades, não as periferias) envelheceu muito. A situação também é provocada pela chamada lei das rendas congeladas e sobretudo pela combinação fatal da especulação imobiliária - sobretudo a favor, antes da crise, dos escritórios e dos apartamentos de luxo - e da corrupção municipal, que expulsou os jovens, especialmente aqueles que ainda queriam ter filhos. Daí também a falta de bebês e, de novo, tal qual como andar em círculo, o envelhecimento.

ABr - Que lições o Brasil, que começa a envelhecer, pode aprender com Portugal?

MC - O Brasil já está claramente abaixo da taxa de reprodução da população (2,1). Portanto, sem migrações maciças e rápidas, o recenseamento de 2010, que já não chegou aos 200 milhões, poderá estacionar ou mesmo perder um pouco da população. É o que acontece quando se enriquece e quando não há políticas para as jovens mães e para os bebês. Também aqui há uma contradição econômica entre os gastos com segurança social e saúde, por um lado, e com mães e bebês, por outro. Por exemplo, lares de idosos versus creches para as mães poderem deixar os bebés e irem trabalhar. Outra dimensão em que já estamos trabalhando com os colegas brasileiros ao nível das universidades é o do envelhecimento ativo, ou seja, a adoção de práticas físicas e cognitivas de melhoria das condições de vida e de saúde das pessoas à medida que envelhecem. Finalmente, está na hora que o Brasil tenha duas coisas, um sistema público de saúde minimamente decente e um sistema de aposentadoria minimamente equitativo. Isto é, com limites severos ao tempo de trabalho e pensões inversamente proporcionais à esperança de vida dos grupos sociais. Quem tem maiores pensões é quem tem mais esperança de vida, e isso é injusto e deve ser corrigido, até porque custa caríssimo, como explica o grande teórico do welfare state, [Gøsta] Esping-Andersen.

Edição: Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário