one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A delegação brasileira que defendeu, em Paris, a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2010

Imagem:

Compartilhar:

Brasil defende "clima de integração" de São Paulo para sediar a Expo 2020

Criado em 12/06/13 12h58 e atualizado em 12/06/13 13h17
Por Portal EBC*

Degelação brasileira na Expo 2020
A delegação brasileira que defendeu, em Paris, a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2010 (Jerome Mars/VPR)

Em Paris (França), o vice-presidente Michel Temer e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, defenderam nesta quarta-feira (12) a capital paulista como sede da Exposição Universal em 2020 (Expo 2020), o terceiro maior evento do mundo depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A integração das comunidades estrangeiras e a força econômica foram os principais aspectos levantados pela delegação em relação a São Paulo.

Temer destacou o “fenômeno de integração extraordinário” presente em São Paulo, citando o seu próprio exemplo. “Sou filho de libaneses, primeiríssima geração, e fiz uma vida profissional e política. Esta integração que se dá no Brasil permitiu que eu chegasse à vice-presidência", disse, falando também sobre a convivência de libaneses com a comunidade judaica como um exemplo de paz na capital.

Haddad disse que acredita na força econômica, social e cultural de São Paulo para sediar um evento com características universais. “Temos quase que países representados dentro de uma cidade e de uma maneira absolutamente incomum porque não se tem guetos na cidade de São Paulo", acrescentou o prefeito, que sublinhou a "distinção entre a diversidade paulistana em relação às demais".

Também estiveram presentes no evento o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, assim como a atriz portuguesa Maria de Medeiros, que mediou a apresentação.

Legado

Uma estratégia da cidade para sensibilizar o comitê foi mostrar os benefícios que o evento pode deixar em Pirituba, o bairro da periferia que receberá a Expo 2020 caso ela ocorra no Brasil.

O investimento total no bairro, segundo o governo municipal de São Paulo, pode chegar a R$ 20,7 bilhões, incluindo infraestruturas, construção de um centro de eventos e a gestão do local durante a Expo.

O projeto inclui a utilização de cinco milhões de metros quadrados para a construção de um complexo com parques, centros comerciais, hotéis, auditórios, uma universidade e o centro de exposições e eventos. Caso vença a disputa, São Paulo poderá receber mais de 30 milhões de visitantes entre maio e novembro de 2020.

Cada Expo também costuma deixar um legado arquitetônico e, em São Paulo, a intenção é a de que seja construída uma torre de observação e de geração de energia renovável.

São Paulo concorre com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Ecaterimburgo, na Rússia; e Izmir, na Turquia. A Tailândia deixou a competição. A divulgação da sede escolhida está prevista para novembro.

* Com informações da agência de notícias de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário