one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papel higiênico é um dos produtos em falta na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Desabastecimento de alguns produtos alimentícios na Venezuela é conjuntural, diz chanceler

Criado em 17/06/13 06h50 e atualizado em 17/06/13 08h11
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Papel higiênico é um dos produtos em falta na Venezuela
Papel higiênico é um dos produtos em falta na Venezuela (emdot / Creative Commons)

Brasília – O desabastecimento de alguns produtos alimentícios na Venezuela foi justificado pelo ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elías Jaua, como momentâneo e conjuntural. O chanceler atribuiu parte da origem dos problemas à insegurança causada pela morte do então presidente venezuelano Hugo Chávez, em março. Segundo ele, o desabastecimento será “superado nas próximas semanas”.

Desde o começo do ano, há relatos de desabastecimento de uma série de produtos básicos no país. Os venezuelanos se queixam da falta de farinha de milho, base da alimentação, farinha de trigo, frango, leite em pó, açúcar e papel higiênico. Em maio, o governo aprovou medidas de incentivo aos produtores.

Leia mais:

Venezuela aprova orçamento extraordinário para compra de produtos de higiene

Crise provoca falta de papel higiênico na Venezuela

 

“Nosso problema é conjuntural”, disse Jaua. “É uma consequência do antes e depois da morte do presidente Hugo Chávez, um líder fundamental, com um peso enorme. A raiz da sua morte provocou uma situação de expectativa em todos os atores econômicos. Todo mundo pôs o pé no freio nos investimentos e decisões.”

O chanceler reiterou que o presidente Nicolás Maduro é “hoje a garantia do chavismo”. Ele lembrou que, recentemente, esteve com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Antigua, na Guatemala, durante a 43ª Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e que em breve autoridades dos dois países se reunirão novamente.

De acordo com Jaua, a Venezuela se dispõe a normalizar e manter relações  com os Estados Unidos com base no respeito mútuo e na não ingerência. “Iniciaremos um processo de normalização de relações com base no que dissemos: estamos de acordo em ter boas relações, baseadas no respeito  mútuo e na não ingerência de assuntos internos", ressaltou.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário