one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Passos Coelho disse que as medidas têm o objetivo de  “salvaguardar” quem ganha menos.

Imagem:

Compartilhar:

Desigualdade mobiliza protestos em Portugal e no Brasil, diz dirigente sindical

Criado em 26/06/13 08h02 e atualizado em 26/06/13 08h42
Por Gilberto Costa Edição:Talita Cavalcante Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Pedro Passos Coelho
Paralisação contesta a política de austeridade do governo do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (Lusa)

Lisboa - As duas centrais sindicais de Portugal estão mobilizando trabalhadores dos setores público e privado para a greve geral de amanhã (27). A paralisação convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) contesta a política de austeridade do governo do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho – oficialmente, há 952 mil pessoas desempregadas em Portugal.

Conforme a Agência Lusa, as duas entidades juntas têm mais de 1 milhão de trabalhadores (155 sindicatos). Para Armando Farias, da comissão executiva da CGTP, há “indicações fortes” de que a greve tenha mais adesão do que a paralisação em novembro do ano passado, quando apenas a sua central convocou o protesto. “A base social do governo está em erosão progressiva e eles estão ficando isolados.”

Farias avalia que a mobilização dos portugueses e os protestos que ocorrem no Brasil têm uma raiz comum: “a forte desigualdade social”. Ele reconhece porém que houve queda da desigualdade na última década no Brasil e pondera que a “desconcentração de renda deve ser um processo contínuo”.

De acordo com análise do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS/FGV), o índice de Gini (que mede a desigualdade socioeconômica) no Brasil caiu de 0,596 em 2001 para 0,519 em 2012. O indicador de Portugal é terceiro pior da União Europeia, mas melhor do que o do Brasil: 0,354 (2008), segundo o livro Desigualdades em Portugal: problemas e propostas, organizado pelo sociólogo Renato Carmo. O índice varia de 0 a 1, quanto mais próximo de 1 maior é a desigualdade entre pobres e ricos.

A opinião pública de Portugal acompanha as manifestações no Brasil pela imprensa e pela internet. Costuma haver destaque nos diversos veículos as cenas de violência e de vandalismo. Segundo Farias, que apoia as manifestações no Brasil, os brasileiros devem ter cuidado “com grupos fascistas  que aproveitam os protestos para criar violência gratuita”, disse à Agência Brasil. Também está prevista uma greve geral no Brasil em 11 de julho.

A greve geral em Portugal, segundo programação da CGTP, terá pelo menos 45 pontos de concentração nos diversos distritos do país. Em Lisboa, a principal manifestação será a passeata entre a Praça do Rossio e a Assembleia da República (a partir das 15h).

Enquanto as centrais preparam a greve, o governo comemora a redução do déficit externo e o excedente de 864 milhões de euros, verificado em maio passado entre as receitas e despesas da Administração Pública. De acordo com o ministro das Finanças, Vitor Gaspar, os resultados do Orçamento se devem “em grande parte ao esforço de combate à fraude e à evasão fiscal”, afirma em nota divulgada pelo governo.

Para Armando Farias, da CGTP, “o aumento da receita tem a ver com o aumento de impostos”, conforme estabelecido no Orçamento do Estado 2013 que elevou a carga em 3,5% e reduziu de oito para cinco as alíquotas do Imposto de Renda.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário