one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – A presidenta da República, Dilma Rousseff e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participam da cerimônia de inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Imagem:

Compartilhar:

Dilma prepara viagem ao Japão para incrementar intercâmbios

Criado em 17/06/13 05h51 e atualizado em 17/06/13 11h02
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Presidenta Dilma Rousseff inaugura Estádio Nacional Mané Garrincha
A presidenta da República, Dilma Rousseff (Valter Campanato/ABr)

Brasília – Na próxima semana, a presidenta Dilma Rousseff viaja para o Japão. A ideia é incrementar os intercâmbios científico, cultural, econômico e comercial. A visita de dois dias, de 26 a 28, será marcada por reuniões com autoridades, empresários e intelectuais, além de brasileiros que vivem no país. Para o governo brasileiro, a tecnologia de ponta japonesa é fundamental, assim como para os japoneses interessam as energias renováveis e a construção naval em desenvolvimento no Brasil.

“Há interesse mútuo em intensificar as relações entre o Brasil e o Japão, que são maduras. O Brasil observa atentamente o desenvolvimento tecnológico e a injeção de inovação que há no Japão em várias áreas”, ressaltou à Agência Brasil o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar da Silva Nunes.

Leia mais:

Temer começa hoje visita de uma semana a Israel e à Palestina

 

Dilma quer ainda reservar um espaço para se reunir com a comunidade brasileira de descendentes japoneses que vive no país. De acordo com o Ministério da Educação, há cerca de 270 mil brasileiros vivendo no Japão e aproximadamente 2 milhões de descendentes japoneses que moram no Brasil.

Na visita, a presidenta pretende anunciar medidas para aumentar o acesso de estudantes brasileiros às universidades japonesas por intermédio do Programa Ciência sem Fronteiras. A comitiva de Dilma  deve reunir não só ministros, mas empresários e especialistas em temas específicos que serão abordados durante os debates.

Dilma chega a Tóquio no dia 26. Ela tem reuniões com o imperador Akihito, de 79 anos, que no país não tem atribuições políticas, mas conquistou a admiração popular por ter uma posição em defesa da paz e da conciliação. Em 2011, quando houve o terremoto seguido por um tsunami e acidentes nucleares, ele visitou as vítimas.

A presidenta também tem encontros com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, cuja prioridade atual é reequilibrar a economia japonesa, atingida pelos impactos causados pelos acidentes naturais, em 2011, as explosões e os vazamentos da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do país. Estará em debate a intensificação dos investimentos mútuos.    
 
Empresários brasileiros e japoneses terão espaço para discussões. Em destaque, as áreas de  mineração, energias renováveis, ciência e tecnologia, o trem brasileiro de alta velocidade e o padrão digital desenvolvido pelos japoneses. Também haverá debate sobre o projeto bilateral, desenvolvido pelo Brasil e o Japão em Moçambique para o processo de reflorestamento da savana.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário