one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - Presidenta Dilma Rousseff discursa durante cerimônia do Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto.

Imagem:

Compartilhar:

Dilma viaja para Portugal com agenda econômica, política e cultural

Criado em 08/06/13 11h18 e atualizado em 08/06/13 11h42
Por Gilberto Costa e Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Lisboa e Brasília – A presidenta Dilma Rousseff embarca hoje (8) à noite, às 22h, para Portugal, onde fica até o começo da próxima semana. A visita ao país envolve aspectos econômicos, como a participação de empresas brasileiras no processo português de privatizações, a situação dos engenheiros portugueses que migram para o Brasil, além de acordos bilaterais nas áreas de educação, do Judiciário e de portos.

A viagem de Dilma ao país tem também aspectos culturais. A presidenta participa na segunda-feira (10) do encerramento do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil – comemoração com diversos eventos culturais (nas áreas de música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) que ocorrem, desde 7 de setembro de 2012, em Lisboa e outras cidades portuguesas, assim como em algumas regiões do Brasil.

A agenda de compromissos da presidenta em Portugal ainda está sendo fechada. Mas há a previsão de reuniões com o presidente do país, Anibal Cavaco Silva. Ao final, os dois devem fazer uma declaração à imprensa. Há, ainda, um encontro com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o jantar oficial do Prêmio Camões, no Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa.
 
A passagem de Dilma a Portugal deve ter também momentos de cobranças. Engenheiros portugueses se queixam que, apesar das declarações das autoridades, quando migram para o Brasil esbarram em dificuldades para trabalhar e regularizar sua situação. Paralelamente, os portugueses também cobram do Brasil explicações sobre a exclusão de Portugal do programa Ciência sem Fronteiras.

De acordo com as autoridades brasileiras, as universidades portuguesas foram excluídas do programa porque um dos objetivos do Ciência sem Fronteiras é estimular o estudante brasileiro a aprender um idioma, o que não ocorre quando a opção é uma instituição em Portugal. Também está em discussão a questão da privatização da empresa Transportes Aéreos Portugueses (TAP) que envolve um setor de reparação de aeronaves e a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer).

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário