one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Equador renuncia às preferências tarifárias dos EUA para ajudar Snowden

Criado em 27/06/13 18h38 e atualizado em 27/06/13 19h47
Por Portal EBC*

Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país
Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país (Wikimedia Commons)

Brasília - O Equador renunciou nesta quinta-feira (27) de maneira “irrevogável” às preferências tarifárias concedidas pelos Estados Unidos em compensação pela luta contra as drogas para dar prosseguimento ao processo de asilo político ao ex-agente da CIA, Edward Snowden e advertiu que não aceita ameaças de ninguém.

“Nos pressionaram com o fim das preferências tarifárias a nosso país pelo caso Snowden. Nossa dignidade não tem preço e renunciamos unilateral e irrevogavelmente às preferências tarifárias”, disse nesta quinta-feira (27) o presidente do Equador, Rafael Correa, em sua primeira reação pública após o anúncio feito na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Comunicação, Fernando Alvarado.

Alvarado, declarou que seu país “não aceita pressões nem ameaças de ninguém e não comercializa os princípios nem os submete a interesses mercantis por mais importante que sejam” e anunciou que o Equador oferece uma ajuda de mesmo valor para os EUA se capacitarem em direitos humanos e “evitar atentados à intimidade das pessoas, torturas, execuções extrajudiciais e demais atos que obscurecem a humanidade”.

Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou em conferência de imprensa que “não enviará aviões para interceptar” a aeronave que pode transportar o ex-funcionário da CIA acusado de espionagem e que permanece na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.

Obama asseguoru que não falou a respeito de Snowden com o presidente russo, Vladimir Putin, mas advertiu que sei país “usará todos os canais” para detê-lo.

* Com informações das agências públicas de notícias do Equador, Andes e da Argentina, Télam

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário