one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Há 20 meses, o país sob um clima de guerra devido aos embates entre a oposição e as forças aliadas do governo do presidente Bashar Al Assad.

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos anunciam apoio militar à oposição na Síria

Criado em 14/06/13 08h48 e atualizado em 14/06/13 09h02
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Brasília – O conselheiro adjunto de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Ben Rhodes, disse que os norte-americanos vão oferecer apoio militar à oposição na Síria. A iniciativa foi anunciada, depois que os serviços de informação do país confirmaram o uso de arma química por parte do governo sírio. Segundo informações, de cem a 150 pessoas foram mortas em ataques com armas químicas.

“Os nossos serviços de informação concluíram que o regime de Assad [Bashar Al Assad, o presidente sírio] utilizou por diversas vezes armas químicas em pequena escala contra a oposição durante o ano passado, incluindo o gás sarin”, disse.

Ben Rhodes não foi claro sobre se os Estados Unidos têm a intenção de armar diretamente os rebeldes que combatem o regime de Damasco, mas disse que Obama “vai consultar o Congresso sobre estas matérias nas próximas semanas”.

“Os Estados Unidos e a comunidade internacional possuem uma série de outras respostas em termos legais, financeiros, diplomáticos e militares”, assegurou.

Segundo Rhodes, o governo norte-americano ainda não decidiu sobre a imposição de uma zona de exclusão aérea na Síria. Pelos dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 90 mil pessoas foram mortas desde o início dos conflitos na Síria, em março de 2011.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário