one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Uma em cada quatro crianças do mundo tem problemas de crescimento devido à subnutrição

Imagem:

Compartilhar:

FAO pede que líderes intensifiquem esforços para erradicação da desnutrição e da fome no mundo

Criado em 04/06/13 11h52 e atualizado em 04/06/13 12h02
Por Renata Giraldi Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Desnutrição subnutrição pobreza Mali
Especialistas advertem que é fundamental associar políticas públicas com incentivos à produção e alimentação adequadas (UNHCR/ACNUR Américas/Creative Commons)

Brasília – O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), José Graziano da Silva, apelou hoje (4) aos líderes mundiais para que intensifiquem os esforços para erradicação da desnutrição e da fome. Graziano lembrou que houve avanços, mas que ainda há um “longo caminho pela frente". O apelo foi feito devido à divulgação do relatório O Estado da Alimentação e da Agricultura 2013 (Sofa). Os especialistas advertem que é fundamental associar políticas públicas com incentivos à produção e alimentação adequadas.

Leia também:

Subnutrição afeta 12,5% da população mundial e supera "de longe" obesidade

O relatório destaca que, embora cerca de 870 milhões de pessoas sofressem de fome crônica no período de 2010 a 2012, o número representa apenas parte das vítimas. De acordo com o estudo, 2 bilhões de pessoas sofrem de uma ou mais deficiências de micronutrientes, enquanto 1,4 bilhão tem excesso de peso, das quais 500 milhões são obesas.

Segundo o relatório, 26% das crianças com menos de 5 anos têm atraso no crescimento e 31% sofrem de carência de vitamina A – responsável pelo crescimento, pela visão e pela proteção a infecções e encontrada em alimentos como o fígado e o rim dos animais, o leite integral, o creme de leite, os queijos, a manteiga, os peixes e a gema de ovos.

Para o representante regional da FAO para as Américas e o Caribe, Raúl Benítez, a região deve melhorar seus sistemas alimentares e converter a nutrição em uma de suas prioridades de desenvolvimento. “A forma em que cultivamos, criamos, processamos, transportamos e distribuímos os alimentos influencia o que comemos”, disse Benítez.

Ele elogiou a forma como os governos do Brasil e do Peru conduzem a questão da política de combate à fome e à pobreza. No relatório, o Brasil aparece em destaque pela adoção de medidas de melhoria da qualidade de vida no país envolvendo 17 ministérios sob comando da presidenta Dilma Rousseff. Também é ressaltado o papel do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

O relatório destaca que o custo da desnutrição para a economia global em termos de perda de produtividade e de cuidados de saúde é "inaceitavelmente elevado" e poderá representar cerca de US$ 3,5 trilhões – o equivalente a US$ 500 por pessoa. A desnutrição infantil e materna é responsável pela redução da qualidade e da esperança de vida, enquanto os problemas de saúde relacionados com a obesidade, tais como as doenças cardíacas e o diabetes, também causam dificuldades.

Para combater a desnutrição, o estudo propõe que a alimentação saudável e a boa nutrição devem começar no cuidado com os alimentos e a agricultura. Segundo o relatório, a forma como são cultivados, processados e transportados os alimentos influencia na alimentação. No documento, os especialistas recomendam que é fundamental adequar as políticas agrícolas, o investimento e a investigação para aumentar a produtividade, não só de grãos, como o milho, o arroz e o trigo, mas também de legumes, carne, leite, vegetais e frutas, que são ricos em nutrientes.

O relatório sugere mais atenção aos desperdícios alimentares, que correspondem anualmente a um terço dos alimentos produzidos para consumo humano. O documento recomenda a promoção de hortas na África Ocidental, os sistemas mistos de cultivo de vegetais e de criação de animais, assim como a melhoria das culturas base, como a batata-doce, para aumentar o conteúdo de micronutrientes, além da promoção de parcerias público-privadas para enriquecer com nutrientes produtos como o iogurte ou o óleo de cozinha.

 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário