one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


De acordo com o Economic Outlook, há uma tendência de deteriorização das condições de mercado de trabalho em muitos países da zona do euro.

Imagem:

Compartilhar:

FMI aponta perspectivas "sombrias" para economia portuguesa

Criado em 13/06/13 14h43 e atualizado em 13/06/13 14h55
Por Gilberto Costa Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Lisboa – O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje (13) "sombrias" as perspectivas econômicas de Portugal. Em comunicado, o FMI diz que a situação se agrava porque a margem para fazer as reformas de ajuste econômico estão se estreitando. De acordo com a instituição, há riscos políticos e econômicos para o país, como a falta de consenso social para as mudanças estruturais (como a demissão de 30 mil funcionários públicos), que gerem equilíbrio fiscal permanente e evitem aumento do endividamento, como desejam os credores externos e o mercado financeiro internacional.

Além disso, diz o FMI, por causa do quadro econômico nos 13 países que formam a zona do euro, as exportações portuguesas ficaram abaixo do esperado no primeiro trimestre. A demanda interna, afetada pelo desemprego massivo e pelas dificuldades das empresas, está enfraquecida.

O Fundo Monetário também tornou pública a carta de intenções enviada ontem (12) pelo ministro das Finanças, Vitor Gaspar, e pelo presidente do Banco de Portugal (o Banco Central lusitano), Carlos da Silva Costa, em que o país pede liberação da parcela de US$ 574 milhões do empréstimo tomado em 2011.

Segundo a carta, Portugal “continua avançando nas políticas para eliminar desequilíbrios”, e o governo “identificou as medidas para fechar as lacunas” do Orçamento do Estado 2013, após a reprovação de quatro medidas pelo Tribunal Constitucional, e a nova legislação orçamentária estará votada até o recesso parlamentar, a partir de 15 de julho.

Gaspar e Costa sustentam que o sistema bancário está sob controle e tem liquidez suficiente para garantir depósitos e fazer operações de crédito. Na carta, os dois relacionam medidas para melhoria do ambiente de negócios em Portugal, como a diminuição dos custos de exportações e a simplificação da cobrança de impostos.

Junto com o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, o FMI forma a chamada Troika, grupo credor de Portugal, Irlanda, Grécia e Chipre. Ontem, o presidente de Portugal, Cavaco Silva, defendeu a saída do FMI do grupo, alegando que as instituições europeias têm objetivos diferentes dos do fundo. “O objetivo do FMI está muito voltado para a estabilização financeira, na União [Europeia], nós temos objetivos de desenvolvimento harmonioso, de coesão e de crescimento econômico”, disse o presidente à Agência Lusa.

Portugal tem cerca de 18% da população economicamente ativa desempregada – mais de 952 mil pessoas – e  dívida pública de 125% do Produto Interno Bruto, que, de acordo com projeções do FMI, pode chegar a 140% em dez anos.

Por causa dos problemas econômicos, a coalizão que sustenta o governo há dois anos dá sinais crescentes de desgaste e o movimento sindical promete parar o país em uma nova greve geral no próximo dia 27.

Nesta semana, a presidenta Dilma Rousseff visitou Portugal e acenou com a possibilidade de aumentar as parcerias econômicas do Brasil e a sua antiga metrópole.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário