one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país

Imagem:

Compartilhar:

Iranianos se preparam para escolher o sucessor de Ahmadinejad no dia 14

Criado em 08/06/13 13h54 e atualizado em 08/06/13 14h20
Por Renata Giraldi* Edição:Andréa Quintiere Fonte:Agência Brasil

Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país
Iranianos irão às urnas para escolher o novo presidente do país (Beshef / Creative Commons)

Brasília – Cerca de 50,5 milhões de eleitores iranianos estarão aptos a votar no próximo dia 14 para escolher o novo presidente, que sucederá Mahmoud Ahmadinejad. As eleições presidenciais no Irã envolvem oito candidatos. Os concorrentes tiveram os nomes submetidos ao Conselho de Clérigos (religiosos) do país, que reduziu o número de candidatos de 700 para oito.

No Irã, o presidente é a mais elevada autoridade estatal ao lado do líder supremo, que é um religioso. As principais decisões e nomeações envolvem ambos, mas muitas vezes divergem.

Ahmadinejad, que venceu as eleições em 2005 e em 2009, não pode se candidatar a mais uma reeleição porque a Constituição iraniana proíbe.

De acordo com analistas políticos, o favorito nas eleições presidenciais é o conservador Said Jalili, atual secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador internacional para temas nucleares. Também estão entre os candidatos com chances Mohsen Rezaei, ex-comandante do Corpo de Guardiães da Revolução e atual secretário do Conselho de Discernimento, e Ali Akbar Velayati, assessor do líder supremo e ex-ministro das Relações Exeriores.

Há, ainda, os conservadores  Mohamad Bagher Qalibaf, prefeito de Teerã, o deputado Gholam Ali Hadad Adel, e os independentes Hasan Rohani e Mohamad Reza Aref, considerados reformistas moderados, e Mohamad Qarazi. Os principais opositores são Akbar Hashemi Rafsanjani e Esfandiar Rahim Mashaei, assessor de Ahmadinejad e sogro da filha dele.

Os candidatos presidenciais participaram ontem (7) do terceiro e último debate ao vivo na televisão, uma semana antes das eleições. Os temas centrais foram as questões de política externa, a segurança nacional e o programa de energia nuclear iraniano.

O debate final foi também uma oportunidade para que os candidatos tirassem algumas das principais dúvidas dos eleitores, como a liberdade de imprensa, os direitos civis e a liberdade de expressão. Os iranianos vão às urnas em mais de 66 mil locais de votação no país e há ainda a possibilidade de votar no exterior.

*Com informações da agência pública da notícias da Argentina, Telam e da emissora pública de televisão do Irã, PressTV

Edição: Andréa Quintiere

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário