one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


polícia turquia manifestação

Imagem:

Compartilhar:

Manifestantes na Turquia passam a protestar parados e em silêncio

Criado em 19/06/13 10h57 e atualizado em 19/06/13 11h08
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

polícia turquia manifestação
Eles seguem o exemplo do ator Erdem Gündüz que, ontem (18), por cerca de oito horas, protestou ficando parado e em silêncio na Praça Taksim (© Tolga Bozoglu)

Brasília – Após três semanas de protestos na Turquia, os manifestantes mudaram hoje (19) a forma de se portar e decidiram ficar parados, em pé, por horas, olhando o horizonte. Não há gestos nem palavras. O protesto é silencioso. Vários manifestantes estão na Praça Taksim, em Istambul, e seguem o exemplo do ator Erdem Gündüz que, ontem (18) à noite, por cerca de oito horas, protestou ficando parado e em silêncio na Praça Taksim. O artista olhava em direção ao Centro Cultural Ataturk, construído em homenagem ao herói nacional Ataturk, e do Parque Gezi – alvo dos protestos devido à ameaça de ser transformado em um centro comercial.

A atitude do ator virou motivo de campanha na internet, nas redes sociais, em apelo para que mais pessoas passassem a aderir ao movimento parado e silencioso. O vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, elogiou hoje a nova forma de protestar por considerá-la pacífica e sem violência. Arinc opinou sobre as manifestações momentos antes de entrar para uma reunião. Ele ressaltou ainda que os movimentos são fortalecidos pelas campanhas por meio da internet e nas redes sociais.

"A mídia social é um sistema generalizado no mundo de hoje. Nós não podemos deixar de observar isso. Mas a comunicação e desinformação visando o apelo à violência e à escalada dos incidentes devem ser respondidas por sanções, o Ministério da Justiça deve analisar a questão para fazer as alterações necessárias na legislação”, disse o ministro.

 

*Com informações da agência pública de informações da Turquia, Anadalu e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa          // Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário