one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Barack Obama fala ao telefon com o diretor do FBI, Robert Mueller

Imagem:

Compartilhar:

Obama chega à África do Sul e afasta possibilidade de encontro com Mandela

Criado em 28/06/13 19h41 e atualizado em 28/06/13 19h48
Por Agência Brasil

barack obama eua
Obama disse que não visitará Nelson Mandela no hospital, por entender que este é um momento importante para a família do ex-presidente (Lance Cpl. Michael J. Ayotte, USMC / Wikimedia Commons)

Da Agência Lusa

Joanesburgo – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou, no início da noite desta sexta-feira (28) à África do Sul, vindo do Senegal, para iniciar a sua primeira visita oficial de dois dias ao país. Primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama afastou possibilidade de visitar Mandela, internado desde o dia 8 deste mês em um hospital de Pretória, por causa de uma infecção pulmonar. Mandela, de 94 anos, foi o primeiro presidente negro da África do Sul.

Antes de desembarcar em Pretória, Obama disse que não visitará Nelson Mandela no hospital, por entender que este é um momento importante para a família do ex-presidente. “Eu não preciso de uma foto oficial. A última coisa que quero é ser, de alguma forma, inconveniente no momento em que a família está preocupada com a saúde dele [Mandela]”, disse o presidente americano aos jornalistas a bordo do Air Force One (avião presidencial).

Barack Obama adiantou que entregará à família de Mandela uma mensagem de “profunda gratidão pela sua liderança”. O ex-presidente, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, liderou a luta contra o apartheid, regime de segregação racial que vigorou no século passado na África do Sul.

A ex-mulher de Mandela, Winnie, disse nesta sexta (28) que o estado de saúde do ex-presidente melhorou, embora ele continue clinicamente “doente”.

Obama vai manter, neste fim de semana, encontros com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e com o arcebispo e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984 Desmond Tutu. O encontro com Tutu será durante visita a um centro comunitário na Cidade do Cabo.

O presidente norte-americano deve visitar também a antiga prisão de Robben Island, onde Mandela passou 18 anos preso para “prestar tributo ao seu extraordinário sacrifício”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário