one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo, concede primeira entrevista no Brasil após ser eleito para o cargo

Imagem:

Compartilhar:

Portugal deve aprovar moção de apoio à eleição de brasileiro para a OMC

Criado em 07/06/13 07h20 e atualizado em 07/06/13 08h57
Por Gilberto Costa e Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Roberto Carvalho de Azevêdo, diretor-geral da OMC
O embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo será o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (Valter Campanato/ABr)

Lisboa (Portugal) e Brasília – A Assembleia da República de Portugal (equivalente à Câmara de Deputados), formada por 230 parlamentares, deve aprovar hoje (7) uma moção de louvor à eleição do embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 53 anos, à direção-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Portugal liderou um grupo de países europeus em favor da candidatura do brasileiro na disputa com o mexicano Herminio Blanco.

A moção deve ser aprovada às vésperas da chegada da presidenta Dilma Rousseff a Lisboa. A presidenta viaja para uma série de reuniões políticas e para participar da Semana de Portugal, cuja data nacional é comemorada no dia 10 em homenagem a Luís de Camões, considerado um herói, que morreu nesse dia.

Leia também:

Azevêdo defende modernização da OMC e apela para vontade política

Nos últimos 20 anos, OMC não fez negociações bem-sucedidas, diz Azevêdo

Brasil terá longo caminho a percorrer em negociações multilaterais, diz embaixador

A escolha de Azevêdo, em maio, esbarrou em dificuldades impostas principalmente por alguns países europeus. Mas a delegação de Portugal comandou uma campanha com mais 11 países em favor do brasileiro, o que o ajudou na eleição. O embaixador do Brasil venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco e toma posse em 1º de setembro.

Além disso, no dia 10 de junho, termina o Ano do Brasil em Portugal e o Ano de Portugal no Brasil – comemoração com diversos eventos culturais (música, teatro, dança, circo, fotografia e artes plásticas) que ocorrem desde 7 de setembro de 2012 em Lisboa e outras cidades portuguesas, assim como em algumas regiões do Brasil.

Em Portugal, a presidenta deve se reunir com o presidente Anibal Cavaco Silva e ambos farão uma declaração à imprensa. Há, ainda, a previsão de uma reunião com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho. Ela participa também do jantar oficial do Prêmio Camões, no Palácio Nacional de Queluz, em Lisboa.

Edição: Graça Adjuto


 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário