one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Hassan Rohani está à frente na contagem de votos

Imagem:

Compartilhar:

Resultado parcial da apuração dos votos aponta possível vitória de Hassan Rohani

Criado em 15/06/13 08h42 e atualizado em 15/06/13 09h09
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Hassan Rohani
Hassan Rohani está à frente na contagem de votos (Mojtaba Salimi/Creative Commons)

Brasília – As primeiras apurações de votos no Irã indicam que o vitorioso será Hassan Rohani, cuja candidatura ganhou o apoio dos ex-presidentes Akbar Hachemi Rafsandjani (moderado) e Mohammad Khatami (reformista). O ministro do Interior do Irã, Mostafa Mohammad-Najjar, disse hoje (15) que foram apurados 16.166.392 votos válidos de um total de  16.716.937.

No Irã, a legislação eleitoral estabelece que o candidato vitorioso é aquele que obtiver mais de 50% dos votos no primeiro turno. O candidato eleito substituirá o atual presidente Mahmoud Ahmadinejad, que cumpriu dois mandatos seguidos e mantém uma relação crítica com os países do Ocidente em decorrência das posições políticas que assume e do programa nuclear iraniano.

Pelas apurações preliminares, os resultados são os seguintes: Hassan Rohani com 8.439.530 (50,48%), Mohammad-Baqer Qalibaf, que é prefeito de Teerã, com 2.560.383 (15,32%), e Mohsen Rezaei, ex-responsável pelos Guardas da Revolução, com 2.101.330 (12,5%).

As apurações mostram ainda Saeed Jalili, atual secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e principal negociador internacional para temas nucleares, com 1.890.462 (11,31%), Ali-Akbar Velayati,  ex-ministro das Relações Exteriores, com 977.765 (5,85%), e Mohammad Gharazi, com 196.922 (1,18%).

Rohani é um religioso moderado, de 64 anos, e defende uma política de diálogo com as potências ocidentais nas negociações sobre o programa nuclear, na busca de reduzir as sanções internacionais e as dificuldades econômicas causadas pelas restrições. Parte da comunidade internacional é favorável à imposição de restrições ao Irã por acreditar que há o desenvolvimento de armas atômicas no país.

O primeiro turno das eleições no Irã ocorreu ontem (14). Mais de 50,6 milhões de eleitores estavam aptos a votar. Em comunicado, o Ministério do Interior agradeceu “a participação maciça do povo iraniano", que seguiu as diretivas do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

*Com informações da emissora pública de televisão do Irã, PressTV

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário