one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Agricultor

Imagem:

Compartilhar:

Produção agrícola mundial crescerá em ritmo mais lento na próxima década

Criado em 06/06/13 12h54 e atualizado em 06/06/13 13h11
Por Renata Giraldi Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Agricultor
As análises estão no estudo Perspectivas Agrícolas 2013-2022, divulgado hoje (6), na China (Orgânicos do PIVAS / Creative Commons)

Brasília – A produção agrícola mundial crescerá aproximadamente 1,5% na próxima década. A estimativa, portanto, é de crescimento mais lento do que o registrado no período de 2003 a 2012, de 2,1%. A redução no ritmo de crescimento é causada por uma série de fatores, como a diminuição das terras agrícolas, a escassez dos recursos investidos na produção e o aumento da pressão sobre as áreas de preservação ambiental no mundo.

A análise está no estudo Perspectivas Agrícolas 2013-2022 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado hoje (6), na China.

De acordo com o estudo, a previsão é de que os preços dos produtos agrícolas e de origem animal se mantenham acima da média histórica, a médio prazo, em decorrência da combinação do aumento mais lento da produção e da demanda maior, incluindo biocombustíveis.

Em relação aos países em desenvolvimento, as perspectivas são de aumento de consumo em decorrência do crescimento demográfico, de mais recursos em circulação e da urbanização, além das mudanças na dieta alimentar.

O secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, prefere manter o otimismo em relação à próxima década. “As perspectivas para a agricultura mundial são relativamente brilhantes com uma forte demanda, o comércio em expansão e preços elevados. Mas o panorama pressupõe que a recuperação econômica continue”, disse Gurría.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, ressaltou que é fundamental pensar na segurança alimentar das pessoas. “Os preços elevados dos alimentos são um incentivo para incrementar a produção e temos de fazer o possível para assegurar que os agricultores pobres se beneficiem com eles. Não devemos esquecer que 70% das pessoas sofrem com a insegurança alimentar e vivem, em geral, em áreas rurais de países em desenvolvimento e que muitas são agricultores em pequena escala”, disse.

O estudo completo pode ser acesso no site da FAO

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário