one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Capacitação médicos e enfermeiros para a Copa das Confederações

Imagem:

Compartilhar:

Profissionais de saúde são capacitados para atender emergências em estádios na Copa das Confederações

Criado em 06/06/13 08h28 e atualizado em 06/06/13 08h48
Por Flávia Albuquerque Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 80 profissionais entre médicos, fisioterapeutas e enfermeiros estão sendo treinados na capital paulista para atender eventuais emergências cardiovasculares que possam acontecer nas arenas esportivas durante a Copa das Confederações. O treinamento de dois dias termina hoje (6) e é financiado pelo Ministério da Saúde e promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O Treinamento de Emergências Cardiovasculares (Teca) será ministrado em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro para profissionais de todas as cidades-sede da competição. Com o aprendizado, os profissionais poderão evitar que vítima tenha morte súbita, pois terão condições de diagnosticar e oferecer o primeiro atendimento.

Segundo o coordenador do Centro de Treinamento da SBC, Sérgio Timerman, o Teca tem uma parte teórica e uma prática na qual os alunos aprendem a reconhecer quando a pessoa está sofrendo um infarto, um derrame cerebral ou uma parada cardíaca.

Na parte prática são utilizados bonecos eletrônicos de baixa e alta fidelidade em tamanho natural, que simulam as reações de um ser humano. Os de baixa fidelidade ajudam a simular os atendimentos simples e os de alta fidelidade ajudam em simulações de problemas mais sérios. “Os manequins têm pulso e podem sofrer infarto ou parada cardíaca. Os alunos fazem a massagem ressuscitadora que, se não for feita adequadamente leva o boneco à morte, mostrando que o aluno não fez os procedimentos corretamente”.

Timerman destacou que é importante ter pessoas capacitadas nos estádios porque já se sabe que em locais com concentrações acima de 1,5 mil pessoas, a probabilidade de acontecer um problema desse tipo aumenta. “Se tivermos uma parada cardíaca em um evento como esse e a pessoa não for atendida a tempo a possibilidade de falecimento é muito grande. Cada minuto que passa após uma parada cardíaca aumenta em 10% a probabilidade de a vítima morrer. Se não for feito o atendimento no local, não vai adiantar nada.

De acordo com a SBC, nos dias 8 e 10 de junho mais duas turmas farão o Teca no Rio de Janeiro.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário