one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imigrantes ilegais que foram com menos de 16 anos aos EUA têm chances de regularização

Imagem:

Compartilhar:

Senado americano aprova reforma histórica da imigração

Criado em 28/06/13 09h09 e atualizado em 28/06/13 09h16
Por © Rádio França Internacional

O Senado norte-americano aprovou nessa quinta-feira, 27 de junho, a esperada reforma da imigração no país. O texto, que ainda tem que ser validado pela Câmara dos Deputados, vai facilitar a regularização de 11 milhões de pessoas que vivem em situação ilegal nos Estados Unidos. O projeto também prevê o aumento do dispositivo de segurança na fronteira com o México.

Mesmo se a reforma ainda tenha que passar pelo crivo da Câmara dos Deputados, já é vista como um fato histórico nos Estados Unidos, pois nunca os imigrantes ilegais estiveram tão perto de obter seus documentos. O projeto de reforma prevê facilitar a vida das mais 11 milhões de pessoas, entre elas 7 milhões de mexicanos, que vivem clandestinamente no país.

Todos os que chegaram no território norte-americano antes de 31 de dezembro de 2011 e que provarem não ter cometido nenhum crime e estar em dia com os impostos receberão um documento provisório. Os candidatos a regularização também devem ser independentes financeiramente, pois eles não terão acesso a nenhum programa de ajuda social americano.

O pedido de um documento permanante de estadia (green card) poderá ser feito após um período transitório de 10 anos e a naturalização poderá ser solicitada três anos depois. O processo pode ser mais rápido para aqueles que chegaram nos Estados Unidos com menos de 16 anos de idade.

O projeto é fruto de anos de negociações e as partes só chegaram a um acordo após a garantia de que a segurança na fronteira do México com os Estados Unidos seria reforçada. O texto prevê o envio de 20 mil agentes suplementares aos 3.200 km que separam os dois países. Eles devem ajudar os 18 mil homens que já controlam a travessia na região. Além de toda a zona terrestre, que será praticamente cercada, barreiras serão construídas em uma parte do Rio Grande.

A reforma deve custar 46 bilhões de dólares durante os seus primeiros 10 anos de aplicação. A previsão é de que o valor seja coberto pelo aumento das receitas fiscais acarretadas pelas regularizações dos ilegais.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário