one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Crianças subnutridas.

Imagem:

Compartilhar:

Subnutrição afeta 12,5% da população mundial e supera "de longe" obesidade

Criado em 04/06/13 09h14 e atualizado em 04/06/13 09h19
Por © Agência Lusa

O custo social do excesso de peso e da obesidade quase duplicou nos últimos 20 anos, mas a subnutrição ainda é o principal problema, afetando 12,5% da população mundial, alerta nesta segunda-feira a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Apresentado hoje em Roma, o relatório anual da agência conclui que 12,5% da população mundial ingere calorias a menos, o que representa apenas uma fração do peso global da má nutrição, que inclui a subnutrição, as deficiências de micronutrientes e o excesso de peso e obesidade.

A FAO estima que 26% das crianças do mundo tenham baixo peso, que dois bilhões de pessoas sofram de deficiências de um ou mais micronutrientes e que 1,4 bilhão de pessoas tenham excesso de peso, 500 milhões dos quais são obesos.

"Os custos sociais e econômicos da má nutrição são imoralmente altos, atingindo talvez 3,5 bilhões de dólares por ano, ou 500 dólares por pessoa globalmente", alerta o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, no prefácio do relatório.

Aquele valor equivale a 5% do Produto Interno Bruto global, acrescenta o relatório.

Embora o custo social da subnutrição materna e infantil tenha diminuído para quase metade nas últimas duas décadas, enquanto o excesso de peso e a obesidade quase duplicaram no mesmo período, o primeiro mantém-se "de longe o maior problema", refere o relatório da FAO.

Com efeito, o custo social da subnutrição materna e infantil é quase o dobro do custo do excesso de peso e obesidade nos adultos, informa o documento.

No futuro imediato, argumenta a agência, a prioridade para a comunidade global deve continuar a ser a subnutrição e as deficiências de micronutrientes.

"O desafio para a comunidade global é, portanto, continuar a combater a fome e a subnutrição enquanto se previne ou inverte a emergente obesidade", escreve Graziano da Silva.

Embora o desafio seja grande, o retorno do investimento neste objetivo seria elevado, lê-se no relatório da FAO, segundo o qual reduzir as deficiências micronutricionais das crianças resultaria em mais saúde, menos mortalidade infantil e mais rendimentos futuros, com um custo-benefício de quase um para 13.

No seu relatório, a FAO defende que a má nutrição requer uma abordagem multissetorial, com intervenções nos sistemas alimentares, mas também na saúde pública e na educação.

Argumenta que há, nos sistemas alimentares, muitas oportunidades de intervir para melhorar as dietas e a nutrição, mas resultados positivos dependem de um conjunto de medidas, em todos os aspectos do sistema alimentar e qualquer intervenção isolada terá poucas probabilidades de ter impacto significativo.

"Os sistemas alimentares devem garantir que todas as pessoas têm acesso a um leque variado de alimentos nutritivos e ao conhecimento e à informação de que precisam para fazerem opções saudáveis", escreve Graziano da Silva no prefácio.

Para o diretor-geral da FAO, os contributos da alimentação e da agricultura para a nutrição - através da produção, dos preços e dos rendimentos - são fundamentais, mas "os sistemas alimentares como um todo podem contribuir muito mais".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário