one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Unesco adverte sobre risco de destruição em seis áreas da Síria

Criado em 20/06/13 10h30 e atualizado em 20/06/13 10h41
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Conflitos na Síria
Síria enfrenta um período de conflitos armados há 26 meses. Mais de 90 mil pessoas já morreram (Télam)

Brasília - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou hoje (20) a inclusão de seis áreas na Síria na lista de locais que devem ser preservados. As regiões estão ameaçadas de destruição em decorrência da crise que atinge o país, inclusive as duas principais cidades do país: Damasco e Alepo. A Síria enfrenta um período de conflitos armados há 26 meses. Mais de 90 mil pessoas já morreram.

Os locais que devem ser preservados, segundo a Unesco, são a parte antiga de Damasco, a região de Palmyra, na região de Bosra, Alepo, Crac des Chevaliers e Qal'at Salah El-Din – essas duas últimas são aldeias no Norte da Síria.

A inclusão das seis áreas foi definida por peritos em conservação. O Comitê do Patrimônio Mundial, no site da Unesco alertou que é fundamental a mobilização internacional para a preservação das seis localidades sírias, pois a ameaça de destruição pode levar ao fim propriedades reconhecidas pela comunidade estrangeira como sendo de “valor universal excepcional” para a humanidade.

Especialistas em história e patrimônio destacam as riquezas da Síria, que foi a região habitada por povos antigos, como os arameus e assírios, passando por várias ocupações, inclusive os romanos. A região foi palco da civilização árabe e ficou sob domínio turco também. Com a passagem de tantos povos pela área, as heranças foram deixadas na arquitetura, na cultura e em obras artísticas.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário