one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, foi deposto pelas Forças Armadas e será substituído interinamente pelo presidente do Tribunal Constitucional. A Constituição do país também foi suspensa.

Imagem:

Compartilhar:

Anistia Internacional pede que militares do Egito respeitem direitos humanos

Criado em 03/07/13 20h57 e atualizado em 03/07/13 21h26
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Egito
De acordo com a Anistia Internacional, há histórico de violação de direitos humanos no Egito por parte das Forças Armadas e da polícia (Maged Helal / flickr / creative commons)

Brasília - Após o presidente do Egito ser deposto pelas Forças Armadas, a Anistia Internacional pediu que as forças de segurança, incluindo o Exército, façam o que estiver ao alcance para proteger os direitos humanos do povo egípcio, independentemente da filiação política.

"Neste momento de grande tensão e com a Constituição suspensa, é mais importante do que nunca que os militares cumpram com as obrigações do Egito sob a lei internacional de direitos humanos", disse Salil Shetty, secretário-geral da Anistia Internacional, em nota da organização.

De acordo com a Anistia Internacional, há histórico de violação de direitos humanos no Egito por parte das Forças Armadas e da polícia. O Exército, segundo a organização, informou que vai usar "máxima força e determinação" se houver atos de violência.

“Em meio a temores de possíveis represálias e ataques de vingança contra partidários do presidente Mursi, juntamente com a tendência preocupante de violência da multidão e agressões sexuais contra mulheres, este é um momento de extrema cautela", disse Shetty.

Pelo menos, quatro apoiadores do presidente egípcio deposto Mouhamed Mursi em confrontos entre forças de segurança e grupo armado partidário de Mursi na cidade de Marsa Matruh, no Nordeste do Egito.

Para a Anistia Internacional, nenhuma pessoa deve sofrer punição por exercer, pacificamente, a liberdade de expressão, de associação ou reunião. “Qualquer pessoa detida deve ser prontamente acusada por algum crime previsto em lei ou liberada. E as forças de segurança devem abster-se de usar a força excessiva e desnecessária”, defendeu a entidade, que tem observadores no Egito.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário