one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, no México

Imagem:

Compartilhar:

Arqueólogos do México localizam 500 pedras gravadas de mais de 6 mil anos

Criado em 09/07/13 06h41 e atualizado em 09/07/13 08h43
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Arqueólogos do México localizam 500 pedras gravadas de mais de 6 mil anos
De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, no México (Mr. Theklan / Creative Commons)

Brasília – Arqueólogos mexicanos identificaram aproximadamente 500 pedras gravadas em um total de 8 mil figuras que acreditam ter cerca de 6 mil anos. As pedras foram encontradas na região de Narigua, no estado de Coahuila, no Norte do país. As pesquisas foram coordenadas pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah).

De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, considerada a primeira zona arqueológica do México. Nas imagens gravadas, há referências à natureza, à caça e ao fogo. Os arqueólogos também encontraram materiais de lítica (mistura de argila natural e água), usados pelos antigos para a fabricação de utensílios.

Leia mais:

Empresa identifica contaminação da água por césio em torno de Fukushima

Na Turquia, parque que motivou protestos é reaberto no mês do Ramadã

 

Segundo os pesquisadores, a suspeita é que os acampamentos ficavam a céu aberto, distribuídos em vales, separados por uma serra de baixa altura e cercados por planície. No local, os arqueólogos encontraram a maior parte das pedras gravadas. Foi possível verificar também a existência de gravações rupestres no local.

O instituto defende o direito a visitas públicas nos sítios arqueológicos, desde que orientadas. Segundo os arqueólogos, os trabalhos de adequação ao público são fundamentais para melhorar a compreensão da sociedade à necessidade de preservar e respeitar a história.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário