one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Instrumentos de escavação

Imagem:

Compartilhar:

Arqueólogos do México localizam pirâmide e sepulturas pré-hispânicas

Criado em 11/07/13 09h56 e atualizado em 11/07/13 10h19
Por Renata Giraldi Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Brasília – Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) localizaram, na região de Veracruz, no México, 30 sepulturas pré-hispânicas, que remontam há 2 mil anos, além de chifres de veado, restos de tartaruga e peixes, assim como fósseis antigos. No local, foi encontrada uma pirâmide de 12 metros de altura e 25 metros de largura cercada de ladrilhos com características dos maias da região de Comalcalco (em Tabasco).

A pirâmide, segundo os pesquisadores, é toda em pedra. Uma descoberta considerada rara por estar localizada em Veracruz, a 400 quilômetros da Cidade do México, capital mexicana. Até então, as descobertas de estruturas piramidais eram feitas em terra pisada. Nas regiões de Los Tuxtlas e Sierra de Santa Marta foram localizados monumentos com pedra diferente da encontrada em Veracruz, onde a pedra é bem-trabalhada.

Participaram da coordenação das pesquisas os arqueólogos Alfredo Delgado, Marisol Cortés Vilchis e Abigail Gómez González. O grupo escavou cerca de 80 centímetros de profundidade. No local, foram localizadas ossadas acompanhadas por oferendas que continham ossos de animais, pedras como jade e espelhos, além de símbolos de origem teotihuacano, maia, nahua, popoluca e da cultura de Remojadas (no centro de Veracruz).

Os pesquisadores avaliam que no local havia um santuário onde as pessoas sepultavam os mortos e mantinham ao redor das sepulturas uma espécie de mercado. A desconfiança, dos arqueólogos, é que o santuário seja de 700 anos depois de Cristo.

Pelas análises das 30 sepulturas pré-hispânicas, será possível avaliar se pertenciam à elite do grupo ou faziam parte da população. Os arqueólogos verificarão se há deformação craniana e da arcada dentária. A avaliação deve durar cerca de três meses.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário