one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dicionário de Portugal

Imagem:

Compartilhar:

Brasil é o maior devedor de instituto da CPLP que promove o português

Criado em 21/07/13 15h10 e atualizado em 24/07/13 11h35
Por Gilberto Costa Edição:Denise Griesinger Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bloco notas, esferográfica e dicionário
Brasil é o maior devedor de instituto da CPLP que promove o português (Manuel de Sousa/Wikimedia Commons)

Lisboa – Sete dos oito países que formam a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) devem juntos mais de 590 mil euros de anuidade ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP). O órgão oficial, ligado à CPLP, é responsável por apoiar a disseminação do idioma e desenvolver o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, entre outras atribuições.

O Brasil é o principal devedor do IILP. Está em atraso desde 2010 e acumula dívida de 222 mil euros (em junho de 2013). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os pagamentos foram interrompidos “por decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão de reavaliar todos os pagamentos internacionais do Brasil e não prosseguir com os gastos cuja obrigatoriedade não estivesse internalizada no ordenamento jurídico brasileiro”.

Para o Brasil voltar a fazer o pagamento, é preciso que Congresso Nacional ratifique o Estatuto do IILP. O projeto de lei para a ratificação já foi preparado e está na Casa Civil para ser enviado ao Parlamento brasileiro. Segundo o Itamaraty, não há data prevista para o encaminhamento.

O único país que não deve ao IILP é Moçambique. Depois do Brasil, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau são os maiores devedores (98 mil euros, cada um). Portugal deve 74 mil euros da anuidade de 2013. Angola e Timor Leste devem em torno de 37 mil euros cada um e Cabo Verde, sede do IILP, deve 23 mil euros.

Os valores foram apresentados na semana passada em Maputo (Moçambique), onde ocorreu a Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP. Os diplomatas lusófonos acompanham a adesão ao acordo ortográfico e a implementação das estratégias do Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa. A situação do IILP voltará a ser discutida em outubro em Lisboa, durante a 2ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

A inadimplência dos sete países ao IILP já era do conhecimento do corpo diplomático. Em entrevista à Agência Lusa, em março deste ano, o secretário executivo da CPLP, Murade Isaac Miguigy Murargy, declarou que o instituto “O IILP está com muitas dificuldades, sobretudo financeiras e burocráticas”. Segundo ele disse, “um dos maiores contribuintes, o Brasil, ainda não pagou sua contribuição e não aprovou o orçamento, deixando o instituto num sufoco financeiro", reclamou.

A Agência Brasil tentou entrar em contato com a direção do IILP. Até o envio desta matéria, o diretor executivo do instituto, Gilvan Müller de Oliveira, não retornou os pedidos de entrevista. A reportagem ainda tentou contato por e-mail com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mas também não obteve resposta.

Edição: Denise Griesinger  // Matéria alterada às 11h do dia 24 para corrigir a moeda dos valores das dívidas. Em vez do dólar, os valores se referem ao euro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário