one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente da Bolívia, Evo Morales

Imagem:

Compartilhar:

Brasil repudia probição de sobrevoo de avião de Morales em países europeus

Criado em 03/07/13 16h13 e atualizado em 03/07/13 16h25
Por Yara Aquino e Luana Lourenço Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Evo Morales
Brasil irá atuar em cooperação com os países da Unasul nas decisões que serão tomadas em relação ao ocorrido. (Foto: Simon Wedege/CC)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, conversou hoje (3), por telefone, com o chanceler da Bolívia, David Choquehanca, e expressou o repúdio do Brasil ao incidente com o avião do presidente boliviano Evo Morales, proibido de sobrevoar o o espaço aéreo de Portugal, da França, da Itália e da Espanha na noite de ontem (2). Patriota classificou de arrogante a atitude e disse que a negativa dos países em autorizar o sobrevoo causou surpresa, por não estar de acordo práticas internacionais consagradas.

Leia também:

- Unasul convocará reunião extraordinária sobre proibição a avião de Evo

O chanceler brasileiro informou ao ministro boliviano que o Palácio do Planalto deve emitir uma nota com manifestação sobre o incidente. Choquehanca agradeceu o apoio do Brasil e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, o Brasil irá atuar em cooperação com os países da Unasul nas decisões que serão tomadas em relação ao ocorrido.

A Bolívia já anunciou que vai denunciar Portugal, Espanha, França e Itália na Comissão dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) por terem fechado o espaço aéreo ao avião do presidente Evo Morales.

O presidente boliviano voltava de uma viagem a Moscou, quando foi obrigado a uma escala forçada de 13 horas em Viena, depois de vários países europeus terem fechado o espaço aéreo ao avião presidencial por suspeitarem que o ex-consultor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden estava a bordo. Snowden é acusado de traição aos Estados Unidos.

Edição: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário