one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia Federal no Rio volta a emitir passaportes na quinta-feira

Imagem:

Compartilhar:

Brasileiros barrados na Espanha chegam ao Brasil na noite de hoje

Criado em 30/07/13 16h57 e atualizado em 30/07/13 17h16
Por Mariana Branco Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Brasília - Os brasileiros que tiveram a entrada negada na Espanha no domingo (28) embarcaram na manhã desta terça de volta ao Brasil e devem chegar à noite a Salvador, informou hoje (30) o  ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Segundo o ministro, o Consulado-Geral do Brasil em Madri, Espanha, fez contato com os brasileiros para assegurar que ficaram alojados em boas condições. De acordo com Patriota, não houve reclamações quanto à sala para onde as quatro pessoas, três homens e uma mulher, foram enviados.

Saiba mais: Quatro brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha

Segundo o ministro, o governo espanhol informou que não foi permitida a entrada dos brasileiros em território espanhol por eles não cumpriram os requisitos exigidos pelo país.

Os relatos de brasileiros que se queixavam de abusos e humilhação ao serem barrados por autoridades espanholas levaram o governo do Brasil a adotar o mecanismo de reciprocidade para entrada dos turistas do país europeu em seu território. A medida passou a valer em 2 de abril. A lista de exigências definida pelo governo brasileiro para os espanhóis inclui a apresentação de passaporte válido por no mínimo seis meses, passagem de volta com data marcada e a comprovação de que dispõem de R$ 170 por dia para despesas.

O espanhol que se hospedar em hotel deverá apresentar o documento de reserva e aquele que for ficar em casa de amigos ou parentes precisará apresentar uma carta-convite contendo a assinatura do residente autenticada em cartório brasileiro, prazo de estada do turista espanhol e vínculo entre eles e comprovante de residência. Após a entrada em vigor dessa série de exigências, a Espanha admitiu negociar a redução de exigências para entrada de brasileiros.

Patriota ressaltou que as autoridades brasileiras também adotaram um sistema de monitoramento da situação dos brasileiros prestes a serem deportados. "Desde o primeiro semestre de 2012 houve acordo entre Brasil e Espanha. A sala [para onde são encaminhados os cidadãos com entrada negada] dispõe de linha telefônica e de um texto preparado pelo consulado de como proceder. Desde o início do mecanismo de monitoramento, não identificamos caso de abuso pelas autoridades espanholas", destacou. Segundo números do Itamaraty, a quantidade de brasileiros que tiveram a entrada impedida na Espanha caiu de 1.402 em 2011 para 510 em 2012.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário