one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff participa da reunião de Cúpula dos Estados Parte e Estados Associados 
do Mercosul e convidados especiais. (Montevidéu - Uruguai, 12/07/2013)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma diz que combate ao terrorismo não justifica espionagem

Criado em 12/07/13 19h58 e atualizado em 12/07/13 20h21
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:

Reunião de Cúpula dos Estados Parte e Estados Associados do Mercosul
Presidenta Dilma Rousseff participa da reunião de Cúpula dos Estados Parte e Estados Associados 
do Mercosul e convidados especiais. (Montevidéu - Uruguai, 12/07/2013) ( Roberto Stuckert Filho/PR)

Brasília – Ao repudiar as denúncias de espionagem a países da América Latina, a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que o combate ao terrorismo internacional não justifica a violação de privacidade das pessoas.

“É importante sinalizar que há um claro e absoluto rechaço a qualquer forma de justificativa, mesmo considerando que você tem de ter cooperação transnacional no combate ao terrorismo e outras formas de crimes transnacionais, isso não é justificativa para violação de direitos individuais de qualquer cidadão em qualquer estado nacional e em qualquer lugar do mundo”, disse a presidenta em entrevista, após a reunião de Cúpula do Mercosul, em Montevidéu.

Leia também: Mercosul deve adotar "medidas cabíveis" contra espionagem, defende Dilma

Denúncias apontam que agências dos Estados Unidos espionaram dados na internet e telefonemas de cidadãos norte-americanos e estrangeiros. No Brasil, as denúncias foram divulgadas pelo jornal O Globo que detalhou os procedimentos, informando, inclusive que houve uma espécie de estação de uma das agências em Brasília. O governo brasileiro pediu explicação aos Estados Unidos.

As denúncias vieram à tona pela divulgação de informações por Edward Snowden, que prestava serviços para Agência de Segurança Nacional (cuja sigla em inglês é NSA).

A presidenta Dilma Rousseff disse ainda que aguarda as explicações do governo norte-americano. “Como nós já pedimos as explicações, vamos desenvolver esse processo de esclarecimento sem nenhum sobressalto. Nós temos certeza de que o Brasil merece todos os esclarecimentos que está pedindo, como uma nação soberana que é e pelo fato de que é dever de um governo proteger os seus cidadãos”.

O tema fez parte dos debates da cúpula e os presidentes repudiaram oficialmente os casos. Mais cedo, durante a cúpula, a presidenta defendeu que o Mercosul adote “medidas cabíveis pertinentes” sobre os casos de espionagem.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário