one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidenta Dilma Rousseff recebe o papa Francisco na Base Aérea do Galeão, para sua primeira visita ao Brasil. Ele participará, a partir desta terça-feira (23), da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

Imagem:

Compartilhar:

Dilma ficou satisfeita com visita do papa ao Brasil, diz Gilberto Carvalho

Criado em 28/07/13 18h25 e atualizado em 28/07/13 18h32
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse hoje (28) que a presidenta Dilma Rousseff ficou muito satisfeita com o fato de tudo ter dado certo na visita do papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, principalmente o esquema de segurança.

"Ela [Dilma] tinha muito receio com a questão da segurança. Nós passamos um estresse muito grande antes com este estilo do papa de se expor mais – e a gente é responsável pela segurança dele. Então, foi uma sensação muito boa de que tudo deu certo. O povo ajudou muito além das forças de segurança, que trabalharam muito. A gente tem que fazer uma homenagem a esse pessoal", destacou ministro.

Leia mais notícias sobre a JMJ 2013

Na tarde de segunda-feira (22), dia em que o papa Francisco chegou ao Brasil, o carro que o levou da Base Aérea do Galeão foi cercado pelo público na Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio. Por causa do engarrafamento, o carro do papa ficou parado e foi cercado por centenas de pessoas, que queriam cumprimentá-lo.

Carvalho informou que Dilma teve um encontro com o papa, após a Missa de Envio, na Praia de Copacabana. Em uma sala reservada, embaixo do palco montado para a cerimônia, a presidenta agradeceu ao papa pela escolha do Brasil para sede da jornada, pela presença dele no país e pelo tipo de pregação que fez durante o evento, especialmente pelo discurso de sábado (27), no Theatro Municipal.

"Ela [Dilma]fez uma referência, porque, aí, ele [papa Francisco] falou mais para os políticos." Na fala citada por Gilberto Carvalho, o pontífice defendeu o diálogo construtivo, ao se referir às manifestações que ocorrem desde junho no Brasil. Nesse diálogo, ressaltou o papa, é fundamental a contribuição das grandes tradições religiosas. “A coexistência pacífica entre as diferentes religiões se beneficia da laicidade do Estado, que, sem assumir como própria nenhuma posição confessional, respeita e valoriza a presença da dimensão religiosa na sociedade, favorecendo suas expressões mais concretas", acrescentou Francisco.

Ao reforçar a defesa do diálogo, o papa ressaltou a cultura da humanidade social. "O outro sempre tem algo a me dar, quando sabemos nos aproximar dele, com a atitude aberta e disponível, sem preconceitos. Essa atitude, eu a definiria como humildade social, que é a que favorece o diálogo. Ou apostamos na cultura do diálogo ou todos perdemos."

Depois da missa, o secretário-geral da Presidência seguiu para a residência oficial da Arquidiocese do Rio, no Sumaré, para um encontro com o papa. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também foi para o encontro, mas não falou com a imprensa.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário