one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Edward Snowden, ex-agente do serviço secreto dos Estados Unidos (CIA) que revelou o monitoramento de telefonemas e uso da internet no país

Imagem:

Compartilhar:

Snowden teria pedido asilo ao Brasil, entre outros vinte países

Criado em 02/07/13 09h08 e atualizado em 02/07/13 09h56
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – O ex-agente norte-americano Edward Snowden, da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, pediu asilo político a 21 países - incluindo Rússia, Islândia, Equador, Cuba, Venezuela, Índia, China, Alemanha, França e Brasil.

As informações são atribuídas ao site WikiLeaks. Algumas solicitações foram feitas em nome de Sarah Harrison, funcionária britânica do WikiLeaks, que acompanhou Snowden em 23 de junho durante uma viagem de Hong Kong para Moscou.

Leia também

Julian Assange aconselha Edward Snowden a procurar asilo na América Latina

EUA abrem investigação sobre funcionário que denunciou programas de vigilância

Advogado alerta que usuários da internet estão sujeitos às leis dos Estados Unidos

Parte dos pedidos foi feita em nome do ex-agente. Os pedidos de asilo feitos em nome de Snowden foram dirigidos aos seguines países: Áustria, Bolívia, Finlândia, Itália, Irlanda, Países Baixos, Nicarágua, Noruega, Polônia, Espanha e Suíça. "Os documentos destacam os riscos de perseguição que Snowden enfrenta nos Estados Unidos”, diz o site.

Snowden está sendo acusado pelos Estados Unidos de espionagem por divulgar que órgãos oficiais do governo norte-americano monitoravam caixas postais, na internet, e também chamadas telefônicas. Segundo o ex-agente, o monitoramento envolvia também pessoas fora dos Estados Unidos, inclusive na Europa.

O ex-agente acusa o governo dos Estados Unidos de pedir ao vice-presidente norte-americano, Joe Biden, para pressionar os líderes mundiais com o objetivo de impedir a concessão de visto para ele e, assim, obter a extradição.

No documento, divulgado pelo site WikiLeaks, há uma mensagem de Snowden ao presidente do Equador, Rafael Correa, agradecendo o seu apoio e recusa de extradição. Correa confirmou que Biden pediu que sejam rejeitados pedidos de asilo político do ex-agente da NSA.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário