one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cem dólares

Imagem:

Compartilhar:

FMI revê em baixa crescimento do Brasil para 2,5% este ano e 3,2% em 2014

Criado em 09/07/13 11h32 e atualizado em 09/07/13 11h35
Por © Agência Lusa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em baixa a previsão de crescimento do Brasil para 2,5% este ano, acelerando para os 3,2% no próximo ano, uma revisão de 0,5 e 0,8 ponto, respectivamente.

De acordo com a atualização do World Economic Outlook, hoje divulgado pela instituição com sede em Washington, o Brasil deverá acelerar este ano para os 2,5%, uma forte melhoria face aos 0,9% registrados no ano passado.

A revisão em baixa da previsão de crescimento da economia não afeta apenas o Brasil, mas sim todos os chamados 'BRIC' (Brasil, Rússia, Índia e China), e essencialmente pelas mesmas razões: problemas na procura interna e diminuição do investimento externo, fruto do abrandamento global da economia mundial.

Assim, para a África subsaariana, que inclui todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) a revisão face à estimativa de abril é também negativa. O FMI prevê agora que estes países cresçam 5,1% este ano e 5,9% em 2014, o que representa uma descida de 0,4 e de 0,2 ponto respectivamente.

O FMI está mais pessimista sobre a economia mundial, esperando menor crescimento a nível global devido a uma expectativa de mais profunda recessão na zona euro e de abrandamento no crescimento das economias emergentes.

O Fundo diz que a economia mundial deve crescer 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano e 3,8% no próximo ano, menos 0,2 ponto percentual que o previsto em abril, e espera também que a zona euro tenha uma recessão mais profunda este ano, agora de -0,6% do PIB, e um regresso ao crescimento para 0,9% em 2014, também uma revisão em baixa de 0,2 ponto percentual.

O FMI alerta ainda para novos riscos para o crescimento econômico a nível mundial, tais como um crescimento mais fraco nos mercados emergentes, e ainda a quebra do volume de crédito devido à restrição dos estímulos econômicos por parte da Reserva Federal norte-americana.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário