one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O novo centro espacial iraniano permitirá lançar foguetes com satélites maiores

Imagem:

Compartilhar:

Foguete russo explode durante lançamento e deixa nuvem de fumaça tóxica

Criado em 02/07/13 08h17 e atualizado em 02/07/13 10h20
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Brasília – O foguete russo Proton-M, que transportava três satélites para o sistema de navegação Glonass, explodiu hoje (2) apenas 16 segundos após seu lançamento do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A explosão, que causou uma nuvem tóxica, foi filmada porque o lançamento do foguete era transmitido pela Agência Espacial da Rússia (Roskosmos). Oficialmente, especialistas disseram que um dos motores do foguete parou de funcionar, provocando o acidente.

Restos do foguete caíram a 2,5 quilômetros (km) do local de lançamento. Pelas informações preliminares, não há vítimas nem estragos. O foguete transportava 600 toneladas de heptilo, de amilo e de querosene, segundo Talgat Mussabaiev, um dos especialistas da Kazkosmos. Para peritos, a nuvem tóxica pode causar danos à saúde de moradores da região.

Leia mais

Países aprovam documento para intensificar combate ao terrorismo nuclear

Snowden pede asilo político à Rússia

Os moradores das áreas em volta do cosmódromo foram instruídos a manter as casas fechadas. A direção do Centro Khrunitchev, que projeta os foguetes Proton, minimizou os riscos de contaminação. "Chovia no momento da explosão. Isso reduziu consideravelmente a área de poluição. A nuvem está praticamente dispersa", disse o diretor do centro, Alexandre Seliverstov.

Por intermédio de assessores, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi informado do acidente. Ele disse que aguardaria mais informações para se manifestar. Nos últimos anos, a Rússia registrou uma série de fracassos nos lançamentos dos seus satélites e de veículos de carga para a Estação Espacial Internacional.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário