one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O papa celebrou a Missa de Envio no encerramento da Jornada e anunciou que a próxima edição será em Cracóvia, na Polônia

Imagem:

Compartilhar:

Jornada Mundial para a Paz de 2014 tem fraternidade como tema

Criado em 31/07/13 15h51 e atualizado em 31/07/13 16h03
Por Rádio Vaticano

Cidade do Vaticano – "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz" foi o tema escolhido pelo papa Francisco para a 47ª Jornada Mundial para a Paz, a primeira de seu pontificado. Celebrada no primeiro dia de cada ano, a Jornada Mundial pela Paz foi instituída em 1968, pelo papa Paulo VI.

De acordo com comunicado do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, o papa escolheu a fraternidade como tema porque, “desde o início do seu ministério como bispo de Roma, destacou a importância de superar a 'cultura do descartável' e promover a 'cultura do encontro, para caminhar rumo à realização de um mundo mais justo e pacífico”.

Diante dos inúmeros dramas que atingem a família humana, como pobreza, conflitos, criminalidade organizada e fundamentalismos, a fraternidade é fundamento e caminho para a paz, acrescenta a mensagem. Tais dramas e a cultura do bem-estar fazem perder o sentido da responsabilidade e da relação fraterna.

Segundo o comunicado, desse modo, os outros, ao invés de nossos ‘semelhantes’, aparecem como antagonistas ou inimigos e, muitas vezes, como objetos. Não raramente, os pobres e os necessitados são considerados um “fardo”, que impede o desenvolvimento. Ou seja, não são mais vistos como irmãos, chamados a compartilhar os dons da criação, os bens do progresso e da cultura.

Como afirmou em várias ocasiões o líder do Vaticano, é a fraternidade que pode vencer o difundir-se da globalização da indiferença e enraizar-se em todos os aspectos da vida, inclusive na economia, nas finanças, na pesquisa científica e na política, conclui a mensagem do conselho.
.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário