one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Patriota leva a mensagem da presidenta Dilma Rousseff em favor do diálogo e da cooperação na busca pela paz

Imagem:

Compartilhar:

Latino-americanos reagem à denúncia de espionagem

Criado em 11/07/13 06h53 e atualizado em 11/07/13 07h48
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Antonio Patriota
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil conversou com o ministro Antonio Patriota. (Antônio Cruz/ABr)

Brasília – Após a divulgação, nos últimos dias, de que agências norte-americanas espionaram cidadãos em vários países da América Latina, inclusive o Brasil, os governos do Equador, da Colômbia e do México exigiram explicações dos Estados Unidos. Pelas notícias publicadas na imprensa, houve agentes infiltrados também na Venezuela, Argentina, no Chile, Peru, Paraguai, Panamá, na Costa Rica, Nicarágua, em Honduras e El Salvador.

No Brasil, o embaixador norte-americano, Thomas Shannon, foi convocado a prestar esclarecimentos às autoridades. Ele conversou com os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Paulo Bernardo (Comunicações) e José Elito Siqueira (Gabinete de Segurança Institucional). Shannon prometeu colaborar com as autoridades e investigar as denúncias. Patriota disse que recebeu solidariedade da Argentina.

Leia mais:

Latino-americanos preparam declaração conjunta em repúdio à espionagem

Norte-americanos preparam manifestações em apoio a Snowden

Snowden pode ser ouvido fora do Brasil, diz Patriota

Autor do furo sobre espionagem americana diz que inicialmente não acreditou em Snowden

 

O vice-presidente do Equador, Jorge Glas, exigiu uma resposta efetiva do governo norte-americano. “Tem de haver transparência, respeitando as normas internacionais que protegem o direito à intimidade das telecomunicações que, evidentemente, foi atingido”, disse ele. “Isso é inaceitável e requer explicações e correções no mais alto nível.”

O Ministério das Relações Exteriores do México confirmou que foram pedidas informações ao governo dos Estados Unidos sobre as denúncias. Os mexicanos pediram aos norte-americanos um detalhamento sobre o monitoramento de 38 embaixadas e representações diplomáticas.

O governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, também pediu explicações formais. O embaixador norte-americano em Bogotá, Peter Michael McKinley, disse que seu país responderá pelos canais diplomáticos à Colômbia.

O Ministério das Relações Exteriores do Chile destacou que "procurará verificar a autenticidade" das informações e condenou "firme e categoricamente as práticas de espionagem". A presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla, defendeu um debate amplo sobre o tema e condenou as ações de monitoramento.

Na Venezuela, que ofereceu asilo político a Edward Snowden, consultor norte-americano que revelou as ações de espionagem, a ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, sugeriu o encerramento das contas no Facebook. A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, prometeu  “forte pronunciamento” amanhã (12) na Cúpula do Mercosul.

*Com informações das agências públicas de notícias da Argentina, Telam e da Venezuela, AVN

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário