one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Espionagem global

Imagem:

Compartilhar:

Mercosul vai emitir declaração sobre espionagem e direito a asilo

Criado em 11/07/13 14h44 e atualizado em 11/07/13 14h51
Por Monica Yanakiew Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil/EBC

Espionagem global
Espionagem global (Pixabay)

Montevidéu – Os chanceleres da Venezuela, Elias Jaua, e do Uruguai, Luis Almagro, disseram hoje (11) que os presidentes dos países do Mercosul irão emitir uma declaração sobre denúncias de espionagem, direito a asilo e o incidente envolvendo o avião do presidente da Bolívia, Evo Morales.

No último dia 2 de julho, Morales foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo de Portugal, da Espanha, França e Itália por causa da suspeita de que Edward Snowden, ex-contratado da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, estaria a bordo do avião do presidente boliviano. Snowden é procurado pelo governo norte-americano após ter revelado monitoramento de dados de cidadãos – norte-americanos e estrangeiros - pelos Estados Unidos.

“Vai haver uma resolução sobre espionagem, direito a asilo e sobre a ofensa ao presidente Evo Morales”, disse Jaua, em entrevista à imprensa, antes da reunião de chanceleres para preparação da cúpula do bloco, que ocorrerá amanhã (12). Na ocasião, a Venezuela – que foi admitida como quinto membro pleno do Mercosul há um ano - assumirá a presidência pro tempore do grupo. O Uruguai é o atual presidente temporário do bloco regional.

“As desculpas apresentadas pelos países europeus foram insuficientes [em relação ao episódio de Morales]”, declarou Almagro. Na terça-feira passada (9), o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou, por consenso, uma resolução condenando as ações dos países europeus porque são “claramente violadoras de normas e princípios básicos do direito internacional, como a inviolabilidade dos chefes de Estado”.

O governo venezuelano ofereceu asilo a Snowden no último dia 5 de julho. Ele está em uma área de trânsito no aeroporto de Moscou. Para que possa sair do país, a Venezuela teria que negociar com a Rússia um salvo-conduto.

Segundo o chanceler uruguaio, outro tema em discussão será a reincorporação do Paraguai ao bloco a partir de 15 de agosto – data da posse do presidente eleito Horacio Cartes. Membro fundador do Mercosul, o país foi suspenso em julho do ano passado depois que o Congresso destituiu o então presidente Fernando Lugo. Os países vizinhos condenaram o “impeachment relâmpago”, por ter ocorrido em um prazo de 48 horas. Na época, Lugo foi sustituído pelo vice Federico Franco.

“Existe a melhor disposição de todos os membros do Mercosul para reincorporar o Paraguai”, ressaltou Almagro. De acordo com ele, os presidentes firmarão um documento sobre o assunto na cúpula. Mas diplomatas do Mercosul dizem que ainda não foi encontrada uma fórmula para superar o impasse político.

Durante a crise, que resultou na destituição de Lugo, o Congresso paraguaio acusou o então chanceler venezuelano Nicolás Maduro de interferir em assuntos internos do Paraguai e aprovou uma resolução considerando-o pessoa não grata. O Congresso foi o único que vetou a entrada da Venezuela no Mercosul. Os venezuelanos ingressaram no bloco quando o Paraguai já havia sido suspenso, perdendo temporariamente direito a voto no grupo regional.

Assim que foi eleito, Cartes defendeu a reintegração do Paraguai no Mercosul o quanto antes e que havia “vontade política” de todos os países do bloco para o retorno ocorra. Porém, recentemente, disse que seu país não aceita que a Venezuela exerça a presidência pro tempore do Mercosul.

Outros temas da reunião de cúpula são a incorporação da Bolívia como membro pleno – processo que, segundo Almagro, deve durar quatro anos – e a adesão da Guiana e do Suriname como membros-associados. Também serão discutidas as negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário