one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília – Os ministros das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, e do Brasil, Antonio Patriota, concedem entrevista no Palácio Itamaraty

Imagem:

Compartilhar:

Mercosul vai repudiar espionagem, diz Patriota

Criado em 11/07/13 20h58 e atualizado em 11/07/13 21h23
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Brasil trará seis mil médicos cubanos para atender moradores de áreas carentes
Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota (Wilson Dias/ABr)

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, disse que os países do Mercosul pretendem declarar publicamente repúdio às denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos a outros países. Amanhã (12), ocorrerá a cúpula do bloco na capital uruguaia, Montevidéu.

“Há um consenso regional em repudiar tais atos e em buscar formas de fazer  com que os Estados tenham uma proteção – uma segurança cibernética efetiva – que a soberania dos Estados seja respeitada e que também os direitos dos cidadãos, dos indivíduos à privacidade sejam honrados”, disse Patriota.

O ministro disse ainda que a cúpula irá debater o pedido de asilo do norte-americano Edward Snowden, que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, e denunciou o monitoramento de dados de cidadãos norte-americanos e de estrangeiros por órgãos de segurança e inteligência dos Estados Unidos. Snowden solicitou asilo a diversos países. A Venezuela, por exemplo, informou que aceita receber o norte-americano.

Para Patriota, as denúncias exigem mudanças no cenário internacional sofre regras no mundo cibernético. “ Existem também outras áreas onde precisamos desenvolver melhores disciplinas. Acho que é reivindicação de muitos países por uma governança multilateral da internet, que tem enfrentado objeções significativas dos países desenvolvidos. E fóruns como a União Internacional de Telecomunicações poderão sofrer uma mudança com essas denúncias, ou seja, o ambiente internacional poderá mudar nesse
sentido”, avalia.

Outro tema em debate na cúpula é a reincorporação do Paraguai ao bloco, prevista para agosto após a posse do presidente eleito, Horacio Cartes. No entanto, os paraguaios têm pressionado para retornarem antes e criticam que a presidência temporária seja assumida pela Venezuela, que ingressou no bloco há um ano. O Paraguai foi suspenso do Mercosul após o impeachment do então presidente Fernando Lugo, que ocorreu em prazo de 48 horas, condenado pelos países vizinhos.

“Quanto à presidência da Venezuela será um fato da realidade. A presidência será transferida amanhã e a expectativa é que o Paraguai se adapte à essa realidade dentro do mais breve prazo”, declarou o chanceler brasileiro.

* Colaborou Monica Yanakiew, enviada especial da Agência Brasil/EBC a Montevidéu

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário