one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Centenas de manifestantes mantiveram os protestos nas cidades egípcias de Port Said, Ismailia e Suez, desafiando o toque de recolher instituído pelo presidente Mouhamed Mursi.

Imagem:

Compartilhar:

Militares no Egito indicam disposição para retirar presidente do poder

Criado em 03/07/13 07h15 e atualizado em 03/07/13 08h04
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Conflitos Egito manifestantes manifestação
Centenas de manifestantes mantiveram os protestos nas cidades egípcias de Port Said, Ismailia e Suez, desafiando o toque de recolher instituído pelo presidente Mouhamed Mursi. (Agencia lusa/ABr)

Brasília – O comando das Forças Armadas do Egito indicou hoje (3) que cobrará o ultimato dado ao presidente Mouhamed Mursi, para que atenda às reivindicações dos manifestantes que ocupam as ruas das principais cidades do país. Em comunicado, o chefe das Forças Armadas egípcias, Abdel Fatah Al Sisi, disse que os militares aguardam as “horas finais”. Para especialistas, é a indicação de que haverá um golpe de Estado.

Al Sisi disse que é  "mais honroso morrer do que ver o seu povo sentir-se aterrorizado ou ameaçado". Na rede social Facebook, ele publicou mensagem referindo-se às "horas finais", prometendo que o Exército "sacrificará seu sangue pelo Egito e o seu povo contra cada terrorista, extremista ou ignorante".

Leia mais:

Mursi reafirma que vai continuar no poder; opositores dizem que é ameaça ao povo

Sete mortos em confrontos entre grupos rivais no Cairo

Egito: opositores do governo elegem Nobel da Paz como representante

 

Nas ruas, há manifestantes contrários a Mursi e simpatizantes do governo. Os críticos acusam Mursi de autoritarismo, os simpatizantes lembram que ele foi democraticamente eleito e retirá-lo do poder é promover um golpe de Estado. Além dos militares, apoia os protestos contra Mursi o Movimento Tamarrod (cujo significado em árabe é rebelião). Ontem (2), Mursi ocupou cadeia de rádio e televisão para anunciar que está determinado a manter-se no poder.

A crise no Egito se agravou nos últimos dias em meio a confrontos entre manifestantes e policiais e renúncias de assessores próximos a Mursi. Em menos de uma semana, seis ministros pediram demissão e os dois porta-vozes – do presidente e do primeiro-ministro – renunciaram. Nas ruas, aumenta a pressão para Mursi abrir mão do poder.

Pelo menos 16 pessoas morreram apenas ontem (2) nos conflitos e mais de 200 ficaram feridas no Cairo, a capital. No Sul do país, em Giza, também houve confrontos e feridos. No total, segundo informações oficiais, 47 pessoas, inclusive um norte-americano, morreram durante os protestos que ocorrem desde a semana passada.

Para especialistas, a crise no Egito é causada por um conjunto de fatores: o agravamento da situação econômica interna, com inflação elevada e aumento no número de desempregados, a pressão dos militares por mais espaço e o isolamento político de Mursi.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário