one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos contra o presidente Mursi no Egito

Imagem:

Compartilhar:

Na primeira sexta-feira do Ramadã, manifestantes organizam protestos no Egito

Criado em 12/07/13 12h25 e atualizado em 12/07/13 12h30
Por Renata Giraldi Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - A primeira sexta-feira do mês sagrado do Ramadã (período de jejum, de renovação da fé, da prática da caridade e dos valores da vida familiar), no Egito, deve ser marcada por mais protestos. Simpatizantes do presidente deposto Mouhamed Mursi organizaram manifestações hoje (12) em todo o país. Os favoráveis ao novo regime se concentram no Cairo, na Praça Tahrir. A maior mobilização deve ocorrer ao anoitecer, no fim do período de jejum do Ramadã.
             
Para os simpatizantes de Mursi, ele foi vítima de um golpe de Estado liderado pelos Estados Unidos. Porém, os contrários a Mursi e favoráveis ao novo governo também organizaram para esta sexta-feira um protesto na Praça Tahrir, considerada o símbolo da contestação popular.
 
Ontem (11), um policial foi morto e outro ferido durante um ataque a um posto militar na Península do Sinai, no Nordeste. Uma delegacia foi atacada na cidade de El Arish, região que enfrenta problemas de segurança desde a renúncia do então presidente Hosni Mubarak, em março de 2011.

Desde a destituição de Mursi, no último dia 3, pelo menos 100 pessoas morreram. Os defensores do governo deposto ressaltou que ele foi o primeiro presidente da história recente do país eleito democraticamente. No último dia 8, às vésperas do Ramadão 53 pessoas morreram e várias ficaram feridas durante confrontos em frente ao Quartel General da Guarda Republicana.
           
O governo dos Estados Unidos pediu o fim das prisões de membros da Irmandade Muçulmana, por considerar que as medidas contribuem para agravar a crise política. O secretário-geral da ONU, Ban ki-moon, pediu às novas autoridades que respeitem as "obrigações internacionais" na área dos direitos humanos. A Procuradoria egípcia também apresentou acusações contra 200 das 650 pessoas detidas durante os protestos.

*Com informações da agência pública de Angola, Angop.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário