one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Evo Moraes

Imagem:

Compartilhar:

OEA: autoridades europeias devem explicações sobre proibição à aeronave de Morales

Criado em 03/07/13 08h49 e atualizado em 03/07/13 09h35
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Evo Morales
O presidente da Bolívia, Evo Morales foi obrigado a desviar a rota e a aguardar autorização para seguir viagem em Viena, na Áustria (Simon Wedege/CC)

Brasília – O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, cobrou explicações dos governos que proibiram o ingresso no espaço aéreo do avião do presidente da Bolívia, Evo Morales. Em comunicado, Insulza se disse “profundamente incomodado” e ressaltou que “nada justifica uma ação de tanto desrespeito”.

Ao retornar de Moscou, na Rússia, Morales recebeu ontem (2) a ordem de que seu avião não poderia ingressar nos espaços aéreos  da França, da Itália e de Portugal, segundo autoridades bolivianas, por suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e a aguardar autorização para seguir viagem em Viena, na Áustria.

Leia mais:

Portugal e França recusam pouso a avião de Morales

Não sou criminoso, diz Morales ao ter avião proibido de ingressar em espaço aéreo

Presidentes sul-americanos prestam solidariedade a Morales

Nos Estados Unidos, Snowden é acusado de espionagem e está na Rússia à espera da concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. Há, ainda, informações de que comunicações da União Europeia também foram monitoradas. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.

Os presidentes Ollanta Humala (Peru), Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Rafael Correa (Equador) prestaram solidariedade a Morales. Os líderes avaliam a hipótese de convocar uma reunião extraordinária da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para avaliar o tema.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Graça Adjuto
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário