one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza

Imagem:

Compartilhar:

OEA examina hoje queixa de Morales contra europeus que proibiram sobrevoo

Criado em 09/07/13 08h01 e atualizado em 09/07/13 08h51
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) examina hoje (9) a queixa apresentada pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, sobre a proibição de o avião dele sobrevoar e aterrissar na França, em Portugal, na Espanha e na Itália, na semana passada. A proibição obrigou Morales a mudar sua rota de voo para a Áustria onde permaneceu por mais de 13 horas. O presidente vinha de reuniões na Rússia sobre produção de gás.

A proibição, segundo as autoridades bolivianas, foi causada pela desconfiança dos europeus de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse na aeronave presidencial. Snowden está na Rússia, em uma área de trânsito, aguardando asilo político pedido a 21 países. A reação dos europeus causou indignação dos líderes latino-americanos que também cobraram explicações sobre o fato.

Os representantes da OEA se reunirão extraordinariamente à tarde para examinar o tema. O secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, lamentou o episódio e lembrou que o ato dos europeus colocou sob ameaça a segurança de Morales.

Na sexta-feira (12), Morales apresentará um pedido durante a Cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, para que os presidentes do bloco também se manifestem sobre a proibição e formalizem uma posição de contestação à ação dos europeus, segundo o chanceler boliviano, David Choquehuanca.

*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.
 

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário