one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai apela para fim da suspensão do país no Mercosul

Criado em 09/07/13 08h51 e atualizado em 09/07/13 09h10
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, José Félix Fernández, disse que aguarda uma decisão favorável ao seu país durante a Cúpula do Mercosul, que ocorre na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), no Uruguai. Para o chanceler, a expectativa é que acabe a suspensão ao Paraguai, definida há quase 13 meses pelos líderes do bloco, que discordaram da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

“Uma vez reintegrado, vamos estudar, todos os quatro fundadores [do Mercosul], a situação da Venezuela”, disse o ministro, referindo-se ao fato de a Venezuela ter sido incorporada em dezembro de 2012 ao bloco, quando o Paraguai estava suspenso do grupo, portanto não opinou sobre o tema.

A suspensão do Paraguai do Mercosul deve ser um dos temas da reunião hoje (9), em Brasília, dos ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro. No dia 12, o Uruguai passará a presidência pro tempore do bloco para a Venezuela. Almagro, em junho, defendeu a reintegração do Paraguai ao Mercosul.

O chanceler paraguaio reiterou que a suspensão do país “nunca se ajustou ao direito internacional” e o “justo é reabilitar o Paraguai hoje”. Ele lembrou que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, pediu que a reincorporação ocorra imediatamente após a posse dele, em 15 de agosto.

"Espero que [os membros do Mercosul] tomem uma decisão sensata, por exemplo, seguindo a sugestão proposta pelo presidente eleito [Cartes]”, disse o chanceler.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário