one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Anibal Cavaco Silva Portugal presidente

Imagem:

Compartilhar:

Presidente de Portugal defende acordo de médio prazo entre partidos

Criado em 10/07/13 20h04 e atualizado em 10/07/13 20h35
Por Gilberto Costa* Edição:Juliana Andrade Fonte:EBC

Lisboa – Pressionado pela opinião pública insatisfeita com a situação econômica e por partidos de oposição que defendem a antecipação das eleições legislativas para este ano, o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, decidiu-se por uma solução intermediária, a de formar um governo assentado em novo pacto político.

“A recente crise política mostrou, à vista de todos, que o país necessita urgentemente de um acordo de médio prazo entre os partidos que subscreveram o memorando de entendimento com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional”, disse, referindo-se ao Partido Social Democrata (PSD); Centro Democrático Social – Partido Popular (CDS-PP), ambos no governo, e o Partido Socialista (PS), de oposição.

“É esse o caminho que deveremos percorrer em conjunto. Darei o meu firme apoio a esse acordo, que, na atual conjuntura de emergência, representa verdadeiramente um compromisso de salvação nacional”, destacou Cavaco Silva.

Segundo o presidente, o pacto político proposto reforça a posição de Portugal perante os credores internacionais, pois, com isso, os partidos deveriam acordar as medidas necessárias para fazer o país voltar a vender os títulos da dívida no mercado internacional e assim completar o ajustamento econômico. “A posição negocial de Portugal sairia reforçada, evitando novos e mais duros sacrifícios aos portugueses”, defendeu.

Cavaco Silva quer que as três legendas acertem uma data antecipando as eleições legislativas de 2015 para depois de junho de 2014 (após o fim do programa de ajustamento) e que fique estabelecido um compromisso de “governabilidade” do país, assegurando “a sustentabilidade da dívida pública, o controle das contas externas, a melhoria da competitividade e a criação de empregos”.

Na opinião do presidente, o acordo “não se reveste de grande complexidade técnica e poderá ser alcançado com alguma celeridade”. Sem mencionar nomes, ele disse que o diálogo pode ser feito por meio de “uma personalidade de reconhecido prestígio que promova e facilite o diálogo”. Em Portugal, cabe ao presidente da República nomear os ministros escolhidos por acordo político a partir da composição no Parlamento.

Cavaco Silva prometeu entrar em contato imediatamente com os líderes das três legendas. O gesto de Cavaco Silva repercutiu entre os partidos políticos. O PSD e o CDS-PP concordaram em conversar sobre a proposta. Em curto comunicado, o PS disse que discorda de Cavaco Silva e reafirmou que “não apoiará nem fará parte” do governo.

Antes de fazer o anúncio, Cavaco Silva se reuniu com todos os partidos com representação na Assembleia da República, com as centrais sindicais e com empresários que formam o Conselho Econômico e Social.

Portugal está em recessão há mais de dois anos e meio e mais de 17% da população economicamente ativa estão desempregados (mais de 900 mil pessoas), a terceira pior taxa da Europa (depois da Grécia e da Espanha).

*Com informações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) // Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário