one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protestos contra o presidente Mursi no Egito

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Egito rejeita ultimato do Exército para deixar o poder

Criado em 02/07/13 08h22 e atualizado em 02/07/13 08h34
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Brasília – Alvo de protestos violentos em várias cidades egípcias, o presidente do Egito, Mouhamed Mursi, rejeitou hoje (2) ultimato do Exército, que cobrava dele uma solução para os conflitos sociais e a consolidação de um plano de reconciliação nacional. Os confrontos entre manifestantes e policiais provocaram pelo menos nove mortes e mais de 600 feridos no país apenas no domingo (30).

O Exército lançou ontem (1º) ultimato a Mursi informando a intenção de intervir no país, caso não fossem atendidas em 48 horas as reivindicações dos manifestantes que exigem a renúncia do presidente.

Para especialistas, o ultimato é ameaça de golpe de Estado. Em comunicado, a Presidência do Egito ressaltou que a declaração do Exército não foi autorizada e que poderia causar confusão, pois há um plano com um caminho para a reconciliação do país. O texto rechaça “qualquer declaração que leve à divisão e que ameace a paz social” no país.

Em meio aos confrontos nas principais cidades do Egito, seis ministros pediram demissão dos cargos. O último foi o ministro das Relações Exteriores, Mohamed Kamel Amr, que apresentou hoje sua renúncia. Deixaram os cargos os titulares do Turismo, das Telecomunicações, de Assuntos Jurídicos e Parlamentares, do Ambiente e Recursos Hídricos.

O ex-primeiro-ministro Hisham Qandil disse que sua decisão é “irrevogável” e apela à “queda do regime”. Segundo ele, o presidente “não respondeu aos apelos do povo”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário