one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O presidente Juan Manuel Santos determinou uma ação conjunta das Forças Armadas, da Polícia Nacional e da Procuradoria-Geral do Estado

Imagem:

Compartilhar:

Presidentes da Colômbia e Venezuela se reúnem para pôr fim a mal-estar político

Criado em 22/07/13 12h40 e atualizado em 22/07/13 12h48
Por Leandra Felipe Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil/EBC

Bogotá – Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos e da Venezuela, Nicolás Maduro, terão hoje (22) uma reunião bilateral na cidade de Puerto Ayacucho, no estado Amazonas, território venezuelano, na fronteira sul do país. A reunião foi confirmada ontem à noite, pelo chanceler da Venezuela, Elías Jaua.

O encontro, marcada para as 13h30 (15h30 em Brasília), será o primeiro entre os dois presidentes após a eleição de Nicolás Maduro e o objetivo é colocar fim ao impasse político entre os países e “retomar as boas relações”.

Colômbia e Venezuela vivem, desde maio, momentos de crise ocasionados pela visita do governador de Miranda, Henrique Capriles, ao presidente colombiano. Para o governo venezuelano, o fato de o presidente Santos ter recebido Capriles – líder da oposição derrotado por Maduro nas eleições – foi considerado uma afronta e “quebra de confiança nas relações”.

De acordo com o chanceler venezuelano Elías Jaua, ao receber Capriles, o presidente Santos teria descumprido acordo firmado com o então presidente Hugo Chávez, que morreu em março, de “respeitar os processos políticos internos venezuelanos”.

Na última quinta-feira (18), o presidente Santos falou da reunião após um encontro com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que visitou a Colômbia. Santos disse acreditar que o problema será “facilmente solucionado” e repetiu que tudo não passou de um mal-entendido. Dois dias antes, Maduro havia dito que iria ao encontro com “boa fé e boa vontade”.

Santos disse que a reunião poderá esclarecer as “más interpretações” derivadas de seu encontro com Capriles. O candidato de oposição derrotado nas eleições não reconhece a vitória de Maduro e alega que o resultado teria sido fraudado.

Além do tema político, os dois presidentes devem tratar também de assuntos comerciais e pontos da agenda bilateral entre os dois países, como segurança nas fronteiras.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur   //   Edição: Denise Griesinger
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário