one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Unasul se reúne no Peru para discutir a situação do Paraguai

Imagem:

Compartilhar:

Próxima reunião do Mercosul negociará reingresso do Paraguai

Criado em 10/07/13 09h05 e atualizado em 10/07/13 09h08
Por © Agência Lusa

A próxima reunião do Mercosul, que se realiza na sexta-feira (12), no Uruguai, será marcada por discussões sobre o reingresso do Paraguai, suspenso desde junho de 2012, e sobre as negociações com a União Europeia.

Afastado das decisões do grupo desde o afastamento do então presidente Fernando Lugo, o Paraguai deverá ser readmitido na organização apenas em agosto, quando o novo líder, Horácio Cartes, tomará posse.

A reintegração paraguaia, no entanto, ainda é um tema delicado, tendo em vista que durante o seu afastamento os demais membros aprovaram a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul, medida à qual o Paraguai se opunha.

"O Paraguai sente-se muito desconfortável com a entrada da Venezuela e não está disposto a aceitar simplesmente o que aconteceu, haverá alguma negociação e já se sabe que vão exigir a presidência pro-tempore do bloco", avançou à agência de notícias Lusa o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) especialista em temas do Mercosul, Paulo Ferracioli.

A previsão oficial é de que a Venezuela receba a presidência rotativa, atualmente exercida pelo Uruguai, tendo em vista que a transferência ocorrerá nesta reunião quando o Paraguai ainda estará suspenso.

Para o analista, o caso da recusa de alguns países europeus, incluindo Portugal, de autorizar uma escala ou o sobrevoo do avião do presidente boliviano, Evo Morales, também deverá ressurgir durante o encontro, com os líderes latino-americanos a exigir desculpas por parte da União Europeia para que as negociações entre os dois blocos prossigam.

"Surgiu um problema novo que é a questão do avião do Morales, porque se explicitou um tratamento muito desrespeitoso da União Europeia em relação à América do Sul, o que é algo absolutamente inaceitável", considerou o analista.

Na semana passada, a aeronave de Evo Morales foi impedida de sobrevoar o espaço aéreo de Espanha, Portugal, França e Itália, sob a suspeita de estar transportando o ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana Edward Snowden.

O segundo ponto novo nas negociações entre UE e Mercosul surgiu na terça-feira, com a declaração do comissário europeu do Comércio, Karel de Gucht, que afirmou que não cabe à UE decidir como o Mercosul irá apresentar a sua lista de produtos, no âmbito do acordo de comércio.

A declaração, na prática, indica que a União Europeia estará disposta a negociar as listas de ofertas com cada país, separadamente, ou mesmo iniciar uma negociação individual com o Brasil o que, no entanto, nunca foi visto como uma alternativa por parte do governo brasileiro.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário