one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O rei da Bélgica, Alberto II

Imagem:

Compartilhar:

Rei Alberto II abdica neste domingo (21)

Criado em 19/07/13 08h48 e atualizado em 19/07/13 08h52
Por © Agência Lusa

O rei Alberto II, da Bélgica, vai abdicar do trono no próximo domingo (21), feriado nacional. Em seu lugar, assume o seu filho Filipe, que prestará juramento perante o Senado e a Câmara dos Deputados, em Bruxelas. Mantendo a tradição belga, não foi convidado qualquer representante de monarquias estrangeiras.

Aos 53 anos, o príncipe Filipe herda um país dividido – o seu pai tornou-se o baluarte da unidade nacional depois de ter gerido duas graves crises políticas – e os analistas adiantam que poderá ter a sua primeira prova de fogo já no próximo ano, com as eleições legislativas de maio.

Alberto II deixa o trono no dia em que celebra 20 anos de reinado. A festa que estava sendo organizada não sofreu qualquer alteração com a decisão da abdicação, anunciada no dia 3 deste mês e justificada por razões de saúde.

O reinado de Filipe, o filho mais velho de Alberto II e Paola, nascido em 15 de abril de 1960, trará a estreia de uma rainha de origem belga, Matilde, de 40 anos, aristocrata nacional.

A mais velha dos quatro filhos do casal, Isabel, 12 anos, é a primeira na linha de sucessão.

Alberto II foi entronizado em 21 de julho de 1993, depois da morte do seu irmão mais velho, o rei Balduíno, que não deixou descendentes diretos.

O seu reinado ficou marcado pela contribuição decisiva que deu para a resolução de duas grandes crises políticas, resultantes das divergências entre o norte (Flandres) e o sul (Valônia), que permitiram a composição de dois governos de coligação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário